
O Governo do Piauí premiou nesta quinta-feira (27), os 50 alunos da rede estadual com melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Cada estudante aprovado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) recebeu uma bolsa no valor de um salário mínimo, em cerimônia realizada no Palácio de Karnak, com a presença do governador Rafael Fonteles e do secretário de Educação, Washington Bandeira.
O Piauí alcançou um feito histórico no Enem 2024: liderou o ranking nacional de notas acima de 950 em redação, superando todos os estados do país. O desempenho da rede pública também cresceu significativamente, com o número de estudantes nessa faixa de pontuação saltando de 120, em 2023, para 188 este ano.
Investimento em educação
O governador Rafael Fonteles destacou a importância da premiação como incentivo à qualificação profissional. “Todo investimento em educação tem um propósito claro: gerar oportunidades para os jovens e suas famílias. Essa bolsa simboliza nosso compromisso com o ensino superior e a preparação para o mercado de trabalho”, afirmou.
Já o secretário Washington Bandeira reforçou a valorização do esforço acadêmico: “Celebramos o talento e a dedicação dos alunos, fruto de projetos inovadores que estão revolucionando a educação pública no estado”.
Sonhos realizados
Entre os premiados, a estudante Arlete da Costa, do Ceti Antônio Rodrigues Filho (Acauã), comemorou a aprovação em Matemática e seu sonho de ser professora. “Preciso sempre estar no topo para alcançar meus objetivos”, disse.
Já Pedro Vítor Siqueira, do Ceti Augustinho Brandão (Cocal dos Alves), aprovado em Medicina na UFDPar, emocionou-se: “É gratificante ver que os momentos difíceis valeram a pena. Ser homenageado torna tudo ainda mais especial”.
Novo programa de preparação
Durante o evento, foi lançado o Programa Pré-Enem + Pré-Saeb 2025, iniciativa da Seduc para intensificar a preparação dos alunos para o Enem, vestibulares e avaliações do Sistema Nacional de Educação Básica (Saeb).
Fonte: CCOM