Educação

EDUCAÇÃO

Prazo para ter pedido de atendimento especializado no Enem 2025 revisado termina hoje

Novo envio de documentos deve ser feito pela Página do Participante

Da Redação

Quarta - 02/07/2025 às 08:00



Foto: josé Cruz/Agência Brasil Atendimento especial no enem
Atendimento especial no enem

O prazo para quem se inscreveu no Enem 2025 pedir a revisão do atendimento especializado termina nesta quarta-feira (2). Inicialmente, o prazo acabaria na sexta-feira (27), mas o Ministério da Educação (MEC) resolveu estender esse período. O pedido de revisão deve ser feito apenas pela Página do Participante, onde o candidato precisa enviar os documentos que expliquem por que precisa de um recurso de acessibilidade.

Esses documentos devem estar em formato PDF, PNG ou JPG, ter no máximo 2MB e ser legíveis, escritos em língua portuguesa. Para que o laudo médico seja aceito, ele precisa conter o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição ou o código da CID-10, e ainda a assinatura e a identificação do profissional, com o número de registro no CRM, RMS ou outro órgão oficial.

Podem solicitar esse tipo de atendimento pessoas com deficiência, idosos, gestantes, lactantes e pessoas com transtornos como autismo, dislexia ou TDAH, entre outras situações. Se o Inep aprovar o pedido após essa nova análise, o participante terá direito a recursos como provas em braile, tempo extra, sala individual, prova com letras ampliadas, leitor de tela, guia-intérprete, entre outros, conforme a necessidade informada.

No dia do exame, também será permitido levar alguns materiais próprios, como máquina de escrever em braile, óculos especiais, bomba de insulina, bolsa de colostomia ou medidor de glicose, por exemplo. Esses itens serão verificados pelo chefe de sala para garantir a segurança e lisura do exame.

As provas do Enem serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país. Mas, em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as provas vão acontecer nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30, um evento internacional sobre mudanças climáticas que será realizado na região.

O Enem é usado para avaliar o conhecimento dos estudantes no fim do ensino médio e é a principal forma de entrar no ensino superior no Brasil, por meio do Sisu, do Prouni e do Fies. A nota também pode ser usada em universidades de Portugal que têm convênio com o Inep. Além disso, quem tem mais de 18 anos pode usar o Enem para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio ou a declaração de proficiência em algumas áreas.

Confira o edital do Enem 2025

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: