
O Governo do Piauí premiou, nesta terça-feira (1º), as escolas da rede estadual que apresentaram os melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí (Idepi) em 2024. A solenidade ocorreu no Teresina Hall, durante a 4ª edição do evento “Gestão que Transforma”, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Cinquenta escolas foram reconhecidas pelos avanços na aprendizagem, com destaque para a equidade e consistência nos resultados. Como forma de incentivo, os servidores das unidades premiadas vão receber um 14º salário. Já os estudantes que participaram da avaliação do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi) receberão um bônus equivalente a um salário mínimo.
Participaram do evento mais de mil pessoas, entre gestores, coordenadores pedagógicos e técnicos educacionais, além do governador Rafael Fonteles e do secretário da Educação, Washington Bandeira.
Para o governador, a premiação é uma forma de reconhecer o esforço coletivo. “A cada semestre, nos reunimos com os gestores das mais de 600 escolas da rede estadual para alinhar ações e garantir que o que é planejado pelo governo chegue à ponta. Os diretores e coordenadores são os maestros desse processo", disse Fonteles. "Hoje também premiamos as escolas com melhor desempenho, com 14º salário para os servidores e prêmio para os alunos, valorizando o mérito em todas as gerências regionais.”
O secretário Washington Bandeira ressaltou que o evento também é um momento de alinhamento de metas e troca de experiências. “Estamos na 4ª edição do maior encontro de gestores escolares do Piauí. Reunimos representantes dos 224 municípios para alinhar metas, ações e práticas inovadoras. O Piauí já é o 1º do Nordeste e 4º do Brasil, e queremos chegar ao topo nacional”, afirmou. Segundo ele, a partir deste ano, qualquer escola que atingir sua meta também será premiada, mesmo que não esteja entre as 50 melhores.
Entre as unidades premiadas, o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa, localizado no bairro Morada Nova, em Teresina, conquistou o 1º lugar. A diretora da escola, Deusenira Santos, atribuiu o resultado ao trabalho coletivo. “Esse resultado reflete o trabalho de muitos protagonistas. O aluno é o centro, mas temos o apoio do Governo do Estado, professores, equipe administrativa e famílias presentes”, afirmou. “Mostramos que sonhos são possíveis com metas e dedicação.”
Francineth Medeiros, diretora do Ceti Professora Júlia Nunes Alves, também em Teresina, comemorou a evolução no desempenho da escola. “Além de mostrar que estamos no caminho certo, essa premiação motiva. O reconhecimento é bom, e o financeiro também. Em 2023, subimos do 34º para o 12º lugar, uma melhoria significativa”, destacou.
A programação do evento incluiu ainda painéis temáticos, simulações práticas de rotina escolar e debates com especialistas. Um dos destaques foi a apresentação dos resultados da “Missão Singapura”, que levou gestores e técnicos piauienses ao país asiático para conhecer experiências educacionais de sucesso, com foco na formação docente, liderança escolar e melhoria dos indicadores de aprendizagem.
Fonte: SECOM/PI