
O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta semana, que o secretário de Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, procurou o governo brasileiro para discutir as tarifas de 50% impostas por Trump.
'’A assessoria do secretário Bessent fez contato conosco, para agendar uma segunda rodada de negociações e vamos levar às autoridades americanas nosso ponto de vista’’, disse o ministro.
Uma primeira rodada de negociações foi realizada em maio deste ano no estado americano da Califórnia, com representantes dos dois países, antes das tarifas serem anunciadas por Trump. Com um aceno favorável por parte do governo dos Estados Unidos, o ministro Fernando Haddad ressaltou que busca encontrar um consenso sobre as tarifas comerciais.
“Nós estamos em um ponto de partida mais favorável do que se imaginava. Mas longe do ponto de chegada. Há muita injustiça nas medidas que foram anunciadas ontem”, pontuou ele.
As tarifas devem começar a valer a partir de amanhã, 1° de agosto. No entanto, na noite desta quarta-feira (30), o presidente americano recuou e anunciou a isenção de mais de 700 produtos brasileiros que devem ficar fora da lista de tarifas. Segundo estimativas, 43% dos valores exportados para os Estados Unidos ficaram de fora do tarifaço. Já no setor mineral, cerca de 25% dos produtos foram taxados.
Fonte: Agência Brasil