
O período de vazio sanitário da soja no Sul do Piauí começou no dia 1º de julho, identificada como Região III. A medida, válida até 29 de setembro e tem como objetivo combater a ferrugem asiática, doença causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, uma das mais agressivas que compromete as lavouras e pode gerar perdas de até 90% na produção.
O vazio sanitário é um intervalo contínuo de 90 dias em que é proibido o cultivo e a permanência de plantas vivas de soja em qualquer fase de desenvolvimento. A estratégia visa interromper o ciclo de vida do fungo e reduzir a quantidade de esporos no ambiente. Com isso, busca-se retardar o aparecimento da doença na próxima safra e diminuir o uso de fungicidas.
A ação segue o calendário definido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Portaria nº 1.271, de 30 de abril de 2025, que estabelece os períodos de vazio sanitário por região.
Períodos do vazio sanitário no Piauí:
- Região I (norte): 1º de setembro a 30 de novembro
- Região II (centro): 1º de agosto a 30 de outubro
- Região III (sul): 1º de julho a 29 de setembro
A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) já realiza fiscalizações em campo para garantir o cumprimento da norma. Propriedades com soja fora do período permitido são notificadas para destruir as plantas.
Fonte: Sada