
O Piauí registrou a maior variação percentual de empregos formais no Nordeste entre janeiro e maio de 2025, com um crescimento de 3,02% e a criação de 10.905 novos postos de trabalho com carteira assinada. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho.
O índice supera a média da região, que ficou em 1,57%, e a média nacional, de 2,23%. Com o resultado, o estado passou a ocupar a primeira colocação entre os nove estados nordestinos em crescimento proporcional no mercado de trabalho formal.
Somente no mês de maio, o saldo foi de 3.559 admissões, elevando o estoque total para 372.556 empregos formais em todo o estado. Entre abril e maio, o número de empregos cresceu 0,96%, terceira maior variação mensal do país.
No recorte regional, o destaque vai para o Território do Vale dos Rios Piauí e Itaueira, que teve o maior crescimento relativo acumulado no ano, com 8,12%. Em seguida, aparecem os territórios Cocais e Chapada das Mangabeiras.
Além da liderança regional, o Piauí também figura entre os seis estados com maior crescimento proporcional de empregos formais no Brasil em 2025.
Analistas apontam que o desempenho positivo está ligado a fatores como o avanço da industrialização, investimentos em infraestrutura e a expansão de políticas de desenvolvimento regional.
Fonte: SECOM/PI