Brasil

CASO MARIELLE

Flávio Dino agenda Julgamento dos réus do caso Marielle para fevereiro de 2026

Definição das datas ocorre após encerramento da fase de instrução. Dino atendeu pedido de Moraes, relator da ação penal

Da Redação

Sexta - 05/12/2025 às 12:00



Foto: Renan Olaz/ Câmara Municipal do Rio Marielle Franco tinha pouco mais de um ano de mandato como vereadora quando foi assassinada
Marielle Franco tinha pouco mais de um ano de mandato como vereadora quando foi assassinada

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, agendou para os dias 24 e 25 de fevereiro de 2026 o julgamento dos réus acusados pelo assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. O crime ocorreu em 14 de março de 2018, no Rio de Janeiro. Dino, que preside a Primeira Turma do STF, atendeu a um pedido do ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal que tramita na Corte. O julgamento será realizado em duas sessões.

A definição das datas ocorre após o encerramento da fase de instrução processual. Todos os réus estão presos e respondem por crimes relacionados às mortes de Marielle e Anderson, além da tentativa de execução da assessora Fernanda Gonçalves.

Os réus na ação penal são:

  • Domingos Brazão: conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ).

  • Chiquinho Brazão: ex-deputado federal.

  • Rivaldo Barbosa: ex-delegado-chefe da Polícia Civil.

  • Ronald Paulo Alves Pereira.

  • Robson Calixto Fonseca.

Eles respondem por homicídio qualificado, tentativa de homicídio e organização criminosa. A denúncia aponta que os irmãos Brazão, Rivaldo Barbosa e o major da PM Ronald Pereira participaram da articulação e execução do atentado. Robson Calixto é acusado de integrar a organização criminosa envolvida no planejamento.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: