Brasil

JUSTIÇA ELEITORAL

Desembargador José Wilson assume o TRE e vai comandar as eleições de 2026 no Piauí

Eleito por aclamação, magistrado destaca desafios do próximo pleito geral; desembargador Olímpio Galvão será vice-presidente

Por Luiz Brandão

Segunda - 26/01/2026 às 20:04



Foto: Redes sociais O desembargador José Wilson é o novo presidente do TRE-PI
O desembargador José Wilson é o novo presidente do TRE-PI

O desembargador José Wilson Ferreira de Araújo Júnior foi eleito, por aclamação, o novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). A votação ocorreu durante sessão administrativa realizada nesta segunda-feira (26). A vice-presidência ficará com o desembargador Olímpio Galvão.

A escolha seguiu definição prévia do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), que na última quarta-feira (21) indicou os dois candidatos para o biênio 2026/2028Apesar de Olímpio Galvão ter obtido maior número de votos no TJ-PI, a presidência do TRE-PI caberá a José Wilson, conforme o acordo de chapa previamente estabelecido.

"É uma votação por aclamação porque, como disse, há consenso entre os próprios candidatos. A chapa foi previamente comunicada", explicou o desembargador Sebastião Martins, atual presidente do TRE-PI, que deixará o cargo em 8 de abril.

Perfil do novo presidente

O desembargador José Wilson Ferreira de Araújo Júnior é maranhense de Caxias e tem 54 anos. Formou-se em Direito em 1993 na Universidade Estadual do Piauí e ocupou diversos cargos na área jurídica por meio de concurso público. Foi escolhido desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí pelo Quinto Constitucional, em dezembro de 2021.

Desafios do próximo biênio

Ao ser eleito, José Wilson agradeceu aos pares e destacou os principais objetivos de sua gestão, com foco no pleito de 2026. “Presidir as eleições gerais vindouras neste ano. São as eleições com maior amplitude, com um grau de dificuldade muito grande, mas tenho certeza que conseguiremos chegar ao fim e ao cabo com o sucesso que esperamos”, afirmou.

Sua gestão à frente do TRE-PI terá como prioridade a coordenação, modernização e segurança do processo eleitoral no estado, garantindo transparência e eficiência no pleito do próximo ano.

Fonte: TRE-PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: