Brasil

ACORDOS

​Consórcio Nordeste assina acordos para transição energética e segurança alimentar

Sob a presidência do governador Rafael Fonteles, a autarquia firmou dois Memorandos de Entendimento com órgãos ministeriais

Da Redação

Quarta - 05/02/2025 às 17:40



Foto: Divulgação/CCOM-PI O governador Rafael Fonteles assumiu a presidência da entidade nesta quarta-feira (5)
O governador Rafael Fonteles assumiu a presidência da entidade nesta quarta-feira (5)

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles, formalizou dois Memorandos de Entendimento (MoU) com órgãos ministeriais, que beneficiarão os nove estados nordestinos. Os acordos tratam da transformação energética e ecológica, com a preservação dos ecossistemas locais, e do fortalecimento das ações de segurança alimentar.

"Combater a insegurança alimentar é uma prioridade da nossa gestão, garantindo acesso à alimentação saudável e suficiente, especialmente para os mais vulneráveis. Além disso, a transição energética é crucial para o futuro do Nordeste. Queremos garantir que não haja obstáculos para os novos projetos de energias renováveis que queiram se instalar aqui, promovendo o desenvolvimento sustentável e a industrialização da região", disse o governador Rafael Fonteles, que assumiu a presidência da autarquia nesta quarta-feira (5).

O primeiro MoU, assinado com o Ministério da Fazenda, juntamente com o ministro Fernando Haddad, estabelece uma parceria para a formulação do Plano Nordeste para a Transformação Ecológica

O objetivo é fomentar a cooperação entre as partes para consolidar uma estratégia de investimentos sustentáveis na região Nordeste, promovendo a preservação dos ecossistemas, especialmente o bioma da Caatinga, o desenvolvimento de projetos de energias renováveis, a compensação ambiental e o crescimento econômico alinhado às metas de descarbonização e inclusão social.

Já o segundo MoU, firmado com a Secretaria-Geral da Presidência da República, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, visa promover o PAS Nordeste – Produção e Consumo de Alimentos Saudáveis nos Territórios do Nordeste do Brasil. 

O objetivo é fortalecer as ações de combate à insegurança alimentar, inclusive, beneficiando ainda mais a agricultura familiar na região.

Fonte: CCOM/PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<