Saúde

DIAGNÓSTICO

Projeto Amei realiza consultas para detecção precoce de câncer em 10 cidades do Piauí

Serão contempladas as cidades de Uruçuí, Campo Maior, Floriano, Teresina, Bom Jesus, Amarante, Paulistana, Picos, Oeiras e Valença

Da Redação

Quarta - 07/01/2026 às 16:20



Foto: Ascom Sesapi Projeto Atendimento Médico Especializado Itinerante (Amei) faz o rastreamento e diagnóstico precoce dos cânceres de pele, próstata e colo do útero
Projeto Atendimento Médico Especializado Itinerante (Amei) faz o rastreamento e diagnóstico precoce dos cânceres de pele, próstata e colo do útero

As consultas de triagem do Projeto Atendimento Médico Especializado Itinerante (Amei), voltado ao rastreamento e diagnóstico precoce dos cânceres de pele, próstata e colo do útero, inicia nesta quinta-feira (8) e atenderá moradores de 10 municípios piauienses até o dia 31 de janeiro.

Serão contempladas as cidades de Uruçuí, Campo Maior, Floriano, Teresina, Bom Jesus, Amarante, Paulistana, Picos, Oeiras e Valença. Para ter acesso aos atendimentos, os moradores devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do município, onde será feito o encaminhamento por médicos da rede municipal, em parceria com o projeto.

Lançado em 2025, o Projeto Amei tem como objetivo fortalecer o rastreamento e o diagnóstico precoce de cânceres com alta incidência na população. A iniciativa já percorreu todos os territórios de saúde do Piauí, oferecendo consultas com especialistas em dermatologia, ginecologia e urologia.

Além das consultas especializadas, o projeto também realiza exames, como biópsias, garantindo acompanhamento gratuito ao paciente desde a avaliação inicial até a entrega dos resultados. “Este projeto é fundamental para que a população tenha acesso a atendimento especializado e diagnóstico precoce, muitas vezes sem precisar sair do seu município”, destacou o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

O diretor da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar (DUDOH) da Sesapi, Anderson Dantas, reforçou a importância da iniciativa. “Esse é um projeto que já vem acontecendo em todo o Piauí desde 2025 e agora estão sendo iniciados os atendimentos para este ano de 2026. O objetivo é realizar o diagnóstico precoce de tipos de câncer muito prevalentes na nossa população”, afirmou.

Cronograma de atendimentos do Projeto Amei – janeiro

• Uruçuí – Dia 08 – Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde
• Campo Maior – Dia 10 – Hospital Regional de Campo Maior
• Floriano – Dia 10 – Medical Center
• Teresina – Dias 16, 17 e 18 – Hospital da Polícia Militar (HPM)
• Bom Jesus – Dias 17 e 18 – Central de Diagnóstico Maria Inez Barjud
• Amarante – Dias 20 e 21 – Hospital Dr. Francisco Ayres Cavalcante
• Paulistana – Dias 23 e 24 – Central de Diagnóstico
• Picos – Dias 24 e 25 – Central de Diagnóstico
• Oeiras – Dias 27 e 28 – Hospital Regional Deolindo Couto
• Valença – Dias 30 e 31 – Central de Diagnóstico

Fonte: Sesa

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:


Publicidade


Publicidade