Saúde

RECOLHIMENTO GLOBAL

Proibida venda de fórmulas infantis com risco de contaminação por toxina; Confira quais

Medida é preventiva e fabricante já iniciou o recolhimento voluntário

Quarta - 07/01/2026 às 11:48



Foto: Montagem/Piauí Hoje Todas as fórmulas infantis proibidas são da empresa Nestlé Brasil Ltda
Todas as fórmulas infantis proibidas são da empresa Nestlé Brasil Ltda

Uma medida da Anvisa publicada nesta quarta-feira determinou a proibição da comercialização, da distribuição e do uso de alguns lotes de fórmulas infantis das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino, da empresa Nestlé Brasil Ltda., CNPJ: 60.409.075/0001-52. 

A motivação é o risco de contaminação por cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus. O consumo de alimento contaminado por essa toxina pode causar vômito persistente, diarreia ou letargia, que é a sonolência excessiva, lentidão de movimentos e raciocínio, e incapacidade de reagir e expressar emoções.  

Recall global

A medida tem caráter preventivo. A fabricante iniciou o recolhimento voluntário no Brasil, assim como no resto do mundo, após a detecção da toxina em produtos provenientes de uma fábrica localizada na Holanda. Foi identificado que a toxina estava presente em um ingrediente proveniente de um fornecedor global de óleos terceirizados. Dessa forma, a empresa indicou a necessidade de um recolhimento global.  

No Brasil, os produtos e lotes a serem recolhidos são:   

Tabela 1 - Produtos a seres recolhidos

Tabela 2 - Produtos a seres recolhidos

Fonte: Anvisa

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:


Publicidade


Publicidade