Saúde

VACINAÇÃO

Piauí já recebeu 568 mil doses da vacina contra Influenza para campanha de 2025

O Dia D de mobilização da campanha está marcado para 17 de maio e será realizado de forma integrada com a vacinação contra o HPV

Da Redação

Domingo - 13/04/2025 às 15:00



Foto: CCOM-PI O Dia D de mobilização
O Dia D de mobilização

O Piauí já recebeu 568 mil doses da vacina contra a gripe (Influenza) enviadas pelo Ministério da Saúde. A última remessa, com 248 mil doses, é a terceira enviada ao estado — as duas anteriores foram de 88 mil e 232 mil doses. Essas vacinas fazem parte da campanha de imunização que começou no dia 7 de abril.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), as doses já estão sendo distribuídas para as Regionais de Saúde e os municípios, através da Rede de Frio estadual. A vacinação será feita em dose única e voltada aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

Entre esses grupos estão: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos a partir de 60 anos, puérperas, povos indígenas, comunidades quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, profissionais da segurança, pessoas com deficiência, portadores de doenças crônicas, militares, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, funcionários dos Correios, população privada de liberdade, servidores do sistema prisional e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

O “Dia D” de mobilização da campanha será no dia 17 de maio, junto com a vacinação contra o HPV.

A meta da Sesapi é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários. Depois da campanha, as doses restantes estarão disponíveis nos postos de saúde para imunização de rotina durante o ano todo.

A superintendente Leila Santos reforçou a importância da vacinação: “Estamos enviando as vacinas para que os municípios comecem a campanha o quanto antes. É importante que a população acompanhe os calendários locais e procure os postos de saúde.”

A vacina contra a gripe de 2025 protege contra os vírus H1N1, H3N2 e B. Ela pode ser aplicada junto com outras vacinas do calendário, sendo contraindicada apenas para crianças com menos de seis meses e pessoas com histórico de reação alérgica grave a doses anteriores.

Fonte: CCOM PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

Mais conteúdo sobre:

Vacina Influenza
<