Em seu discurso de posse, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), reafirmou seu compromisso com a saúde pública e anunciou a proposta de distribuir o medicamento Ozempic nas Clínicas da Família como parte de um programa de combate à obesidade. Paes destacou que a medida foi uma promessa de campanha e informou a criação de um grupo de trabalho para viabilizar a distribuição do medicamento após a quebra de sua patente, prevista para 2026. O uso do Ozempic, originalmente aprovado para tratar diabetes tipo 2, vem sendo utilizado para emagrecimento, gerando debates sobre segurança e eficácia.
Além disso, Paes publicou 46 decretos com medidas para o Rio em áreas como segurança, saúde, educação e transporte. Na segurança, a prefeitura anunciou a criação da Força Municipal, ligada à Guarda Municipal, e a expansão da Central de Inteligência CIVITAS. Na saúde, serão construídos dois supercentros nas zonas Norte e Oeste e criados oito centros para atendimento a pessoas com Espectro Autista.
Na educação, a meta é ampliar em 70% as matrículas em tempo integral e aumentar vagas em creches. O transporte terá investimentos na expansão do BRT e transição energética. Outras ações incluem controle de enchentes, urbanização da Rocinha e modernização de áreas como o Sambódromo e a Feira de São Cristóvão.
Também está em andamento o planejamento da candidatura do Rio e Niterói para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. Outras medidas visam desburocratizar o licenciamento de edificações e modernizar a gestão municipal com a reestruturação das subprefeituras.
Fonte: Brasil 247