Saúde

PREVENÇÃO

Nova diretriz classifica pressão 12 por 8 como pré-hipertensão

A decisão acompanha o novo consenso europeu, adotado em 2024 pelo Congresso Europeu de Cardiologia

Da Redação

Sexta - 19/09/2025 às 11:28



Foto: Reprodução A pressão alta é uma doença que compromete a saúde
A pressão alta é uma doença que compromete a saúde

Segundo a nova diretriz divulgada nessa quinta-feira (18), durante o 80° Congresso Brasileiro de Cardiologia, a pressão arterial de 12 por 8 agora será classificada como pré-hipertensão. De acordo com o documento, valores entre 120-139 mmHg de pressão sistólica e 80-89 mmHg de pressão diastólica podem indicar risco de desenvolvimento de hipertensão arterial. A doença continuará sendo definida por pressão igual ou superior a 14 por 9.

A decisão acompanha o novo consenso europeu, adotado em 2024 pelo Congresso Europeu de Cardiologia, que passou a definir a pressão 12 por 8 como pressão arterial elevada. Especialistas afirmam que a nova medida visa reduzir ainda mais os riscos associados à doença.

“Defendemos uma abordagem mais preventiva. Quanto mais baixa a pressão, melhor”, disse Andréa Brandão, coordenadora da diretriz do Sindicato Brasileiro de Cardiologistas (SBC).

Para quem se enquadra na faixa de pré-hipertensão, serão recomendadas medidas não farmacológicas, como mudanças no estilo de vida e na alimentação. Entre as principais sugestões estão: praticar atividade física regularmente, reduzir o consumo de álcool e controlar o estresse.

Já para pessoas diagnosticadas com hipertensão, a meta é manter a pressão arterial abaixo de 130/80 mmHg (13 por 8). A norma foi estabelecida com o objetivo de reduzir o risco de complicações graves, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Fonte: VEJA, g1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: