
O Hospital da Polícia Militar do Piauí (HPM-PI) disponibiliza, de forma gratuita, uma série de métodos contraceptivos e serviços voltados ao planejamento familiar. A unidade, que atende por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), é considerada referência no estado na oferta desses procedimentos.
Entre os serviços ofertados estão a laqueadura tubária e a vasectomia, cujos tempos médios de espera são, respectivamente, de 15 dias e 46 dias, de acordo com informações da direção do hospital. Além dos procedimentos cirúrgicos, o HPM também oferece contraceptivos de longa duração, como o DIU hormonal e o Implanon, ambos conhecidos como LARCs, sigla em inglês para contraceptivos reversíveis de longa ação.
O ambulatório de planejamento familiar do hospital funciona de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde. Segundo a equipe médica, em casos em que há indicação clínica e exame negativo de gravidez (Beta hCG), o DIU pode ser inserido no mesmo dia da consulta, sem necessidade de internação.
Para ter acesso ao atendimento, a pessoa interessada deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), solicitar um encaminhamento médico e aguardar o agendamento por meio do sistema de regulação do estado, que direciona a consulta ao HPM.
Fonte: Secom