Há pelo menos1,7 mil crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que tomaram a primeira dose da vacina contra a dengue em Teresina e não retornaram para receber a segunda. dose, segundo os dados são da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Para evitar o risco de complicações com a doença, a FMS está convocando este grupo para comparecer aos postos de vacinação e completar o esquema.
A coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias, reforça que a imunização contra a dengue só está completa quando o esquema de duas doses, com intervalo mínimo de três meses, é cumprido.
“A segunda dose é essencial para a proteção completa deste público, por isso pedimos que pais e mães estejam atentos e levem seus filhos”, diz.
Emanulle Dias disse ainda que as equipes da FMS estão realizando busca ativa entre este público, por meio do contato por ligações telefônicas e mensagens pelo aplicativo Whatsapp, relembrando do prazo e orientando os pacientes sobre os locais que eles podem se dirigir. O objetivo da busca ativa é ampliar os índices de vacinação.
São oito postos de vacinação espalhados por todas as zonas da cidade. Confira:
Zona Leste
UBS Santa Isabel (turno da manhã) e no Teresina Shopping, das 13h às 18h.
Zona Sudeste
UBS Carlos Alberto - nos turnos manhã e tarde;
Zona Norte
UBSs Poty Velho e Parque Brasil;
Zona Sul
UBSs Cristo Rei, Lourival Parente e Porto Alegre.
Todas as UBS das zonas Norte e Leste estão abertas nos turnos manhã e tarde. No momento da vacinação, é necessário apresentar CPF ou cartão do SUS, documento de identificação, caderneta de vacina e um comprovante de endereço de Teresina.
Fonte: FMS