
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realiza nesta quinta-feira (9) sua primeira viagem oficial aos Estados Unidos, em seu terceiro mandato. Lula terá reunião com o mandatário dos EUA, Joe Biden, nesta sexta-feira (10) na Casa Branca, em Washington D.C., capital do país.
Os dois presidentes devem tratar nesse encontro sobre o combate às mudanças climáticas, a segurança alimentar, o desenvolvimento econômico, além de questões migratórias. A guerra na Ucrânia também está entre os temas globais da agenda, mas os dois líderes não deverão se aprofundar nele.
O embaixador Michel Arslanian Neto, secretário de América Latina e Caribe, disse em briefing divulgado na terça-feira (7), que o foco da viagem de Lula é de “caráter político”. O governo americano havia feito o convite para essa visita imediatamente após a vitória de Lula no segundo turno das eleições.
Os governos americano e brasileiro traçaram quatro tópicos centrais para nortear a conversa entre os dois presidentes na Casa Branca. Segundo o colunista Guilherme Amado do portal Metrópoles os assuntos são:
– Clima;
– Democracia, direitos humanos e equidade racial;
– Comércio e investimentos;
– Assuntos globais, como Ucrânia e Venezuela.
Os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente,) Anielle Franco (Igualdade Racial), o chanceler Mauro Vieira e a primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, acompanharão o presidente Lula na visita.