
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, na sessão plenária dessa terça-feira (29), o projeto que reconhece a Procissão das Sanfonas de Teresina como Patrimônio Cultural Imaterial do Piauí. O texto é de autoria do deputado Francisco Limma (PT), e busca reconhecer o evento que é realizado todos os anos, no dia 2 de agosto, data da morte de Luiz Gonzaga.
Limma explica que o encontro é marcado por união, música e por reconhecimento àqueles que atuaram para a construção da identidade nordestina; e que em 2025 completa 17 anos. "A festividade reúne sanfoneiros e admiradores da cultura nordestina em um percurso que começa na Igreja Catedral de Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva, onde ocorre a bênção das sanfonas", diz.
O deputado afirma que, a cada edição, tem crescido o número de jovens sanfoneiros, mostrando a importância do instrumento no nordeste brasileiro. "A Procissão é uma manifestação democrática da cultura nordestina e uma demonstração de que o sonho dos gonzaguianos que idealizaram esse evento se tornou realidade", finaliza.
Fonte: Alepi