
O deputado estadual Franzé Silva (PT) destacou, na manhã de hoje (30) durante a sessão na Assembleia Legislativa, que recebeu 163 denúncias de seus seguidores nas redes sociais relativas ao descaso contra pessoas com autismo no Piauí.
Desse total, 106 denúncias (65%) dizem respeito a problemas com planos de saúde, como cancelamento de atendimentos e terapias e descumprimento de decisões judiciais - assunto que tomou conta das redes sociais nos últimos meses.
Outros seguidores fizeram 38 denúncias (23,3%) sobre falta de acompanhantes Terapêuticos (AT) em escolas municipais, estaduais e particulares, principalmente em Teresina. Em fevereiro deste ano, o deputado denunciou o problema e cobrou solução por parte dos gestores.
“Nós iremos retomar novamente a audiência com o Ministério Público, a audiência com o corregedor-geral do Tribunal de Justiça, para que a gente possa fazer valer a força de uma liminar, a força de uma decisão judicial. Os planos de saúde não podem continuar desrespeitando o judiciário do Piauí. E nós iremos voltar a fazer essas ações. São 39 denúncias relativas a um acompanhamento terapêutico na rede escolar municipal, estadual e particular”, afirmou Franzé Silva.
O deputado ressaltou que a maior quantidade de denúncias recebidas é exatamente das escolas municipais. Eu cobro do prefeito essa lei que dá amparo às famílias de ter acompanhamento terapêutico nas escolas.
Franzé disse ainda que encontra muitas dificuldades de acesso a consultas no SUS e também na rede privada através dos planos de saúde.
Com o encerramento do mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o parlamentar disse que vai continuar em defesa das pessoas com deficiência, fazendo o embate público, usando os instrumentos legais para que se possa ver as pessoas do estado sendo respeitadas dos seus direitos.