Política

EM BRASÍLIA

Prefeitos piauienses debatem PEC da Sustentabilidade em reunião com bancada federal

Os gestores piauienses também trataram da PL do Imposto de Renda e custeio da saúde pública

Da Redação

Quarta - 21/05/2025 às 10:53



Foto: Reprodução/Redes sociais Merlong Solano disse que a reunião com os prefeitos foi bastante produtiva
Merlong Solano disse que a reunião com os prefeitos foi bastante produtiva

A bancada federal do Piauí recebeu, nessa terça-feira (20), em Brasília (DF), uma comitiva de prefeitos e lideranças piauienses para discutir pautas importantes que contribuem para o desenvolvimento dos municípios e que atendem às necessidades da população. O encontro discutiu temas de interesse dos municípios, sobretudo a Proposta de Emenda à Constituição 66/2024, chamada de PEC da Sustentabilidade Fiscal.

O deputado federal Merlong Solano (PT), disse que o encontro foi bastante produtivo e falou sobre os assuntos tratados na reunião.

"Os prefeitos apresentaram suas pautas, pautas de grande pertinência, problemas como a questão dos precatórios que estão comprometendo fortemente a receita dos municípios, como o prazo para zerar os lixões, a questão da compensação e da desoneração da tabela do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil, a troca do indexador das dívidas do município da Selic para o IPCA de modo a reduzir o comprometimento financeiro dos municípios e a sobra mais recursos para investimento.  Com certeza a bancada do Piauí, que tem a marca de trabalhar unida em prol do Piauí, trabalhará também para tentar resolver as questões apresentadas pelos prefeitos", comentou o parlamentar.

Os gestores também relataram necessidades dos municípios como custeio da saúde, compensação do PL do imposto de renda, além de ações para reduzir os efeitos da seca nas cidades que sofrem com a estiagem, entre outros temas.

MARCHA DOS PREITOS EM BRASÍLIA

A APPM (Associação Piauiense dos Municípios) está em Brasília, participando da XXVI Marcha em Defesa dos Municípios, o maior encontro municipalista da América Latina. A entidade lidera uma comitiva de prefeitos, primeiras-damas e autoridades piauienses.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<