
O deputado federal Rogério Correa (PT-MG) protocolou nessa quinta-feira (10) um pedido de prisão preventiva contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF). A solicitação, anexada a um inquérito já em andamento sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes, alega risco de fuga do ex-presidente.
Segundo o parlamentar, há indícios de articulação internacional para garantir apoio político a Bolsonaro. No documento, Correa afirma que o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) viajou aos Estados Unidos para “dedicar em tempo integral a convencer o governo Donald Trump a atuar pela anistia aos envolvidos nos ataques do 8 de janeiro no Brasil e para obter sanções" contra Moraes.
O texto também menciona declarações recentes do ex-presidente norte-americano Donald Trump, que anunciou na quarta-feira (9) uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras aos Estados Unidos, com vigência a partir de 1º de agosto. Na ocasião, Trump defendeu Bolsonaro e criticou as investigações em curso no Brasil: “para o Brasil parar o ‘caça às bruxas’”, disse.
Diante dessas declarações, Correa argumenta que elas “criam uma narrativa internacional para justificar um eventual pedido de asilo político por parte de Jair Bolsonaro”.
No pedido, o parlamentar solicita ao STF a análise de medidas preventivas. “Diante do exposto, os Peticionários pugnam pela imediata avaliação sobre a adoção das medidas cautelares acima mencionadas, essenciais à garantia de aplicação e efetividade das Leis Penais, bem como pela avaliação da possibilidade/necessidade de decretação da prisão preventiva do réu”, diz o documento.