Política

VISITA

Novos batalhões irão abrigar até 200 policiais e fortalecer operações em Teresina

BEPI e Batalhão de Choque estão em fase final de construção no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde

Da Redação

Segunda - 27/10/2025 às 18:28



Foto: SeCom Rafael Fonteles visitou às obras do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI) e do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Piauí
Rafael Fonteles visitou às obras do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI) e do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Piauí

O governador Rafael Fonteles visitou às obras das futuras instalações do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI) e do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Piauí, nesta segunda-feira (27). As duas estruturas estão sendo erguidas no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, na BR-343, e somam um investimento de quase R$ 10 milhões em estrutura física e equipamentos.

As obras estão em fase avançada: o BEPI já tem 80% de execução e o Batalhão de Choque está com 95% da estrutura concluída. Ambas foram projetadas para serem sedes modernas e funcionais, com capacidade para acomodar até 200 policiais. A estrutura inclui alojamentos, academia, auditórios, salas técnicas e áreas de convivência, distribuídas em três blocos.

Rafael Fonteles enfatizou a importância estratégica da localização: “Essas estruturas vão reforçar o trabalho das tropas especializadas e estão posicionadas estrategicamente para atender a Grande Teresina e municípios vizinhos.”

O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, destacou que o projeto atende a uma demanda antiga das forças policiais por sedes próprias e adequadas. Ele também ressaltou a localização estratégica, que permite atuação mais eficiente em grandes eventos e situações de crise, além de reforçar o policiamento em áreas rurais e municípios vizinhos, com proximidade ao sistema penitenciário para ações de resposta rápida. 

O comandante-geral da PM, Scheivan Lopes, acompanhou a visita e lembrou o foco do estado na capacitação: “Mais de R$ 40 milhões foram investidos em cursos de formação e especialização, que já qualificaram mais de 11 mil policiais. Esse investimento em infraestrutura e capacitação é um divisor de águas para as forças de segurança do estado.”

A previsão é que as duas unidades sejam entregues até o final do ano, o que ampliará a capacidade de resposta da Polícia Militar e fortalecerá as ações de segurança pública em todo o Piauí.

Fonte: Secom

Mais conteúdo sobre:

#segurança #Rafael Fonteles
Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: