Política

CARAVANA NACIONAL

Glauber Braga chega a Teresina para participar de ato contra cassação de seu mandato

O deputado federal está realizando uma caravana nacional percorrendo os 26 estados e Distrito Federal como forma de lutar por seu mandato

Da Redação

Sábado - 17/05/2025 às 13:48



Foto: Montagem/Piauí Hoje Glauber Braga diz que sua tentativa de cassação representa uma grave afronta às liberdades democráticas
Glauber Braga diz que sua tentativa de cassação representa uma grave afronta às liberdades democráticas

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) desembarcou em Teresina neste sábado (17) para participar de um ato político com objetivo de denunciar o processo de cassação de seu mandato, no qual ele considera uma retaliação política contra sua atuação combativa no Congresso Nacional.  

Glauber acredita que o que está por trás da ação contra o mandato é seu enfrentamento às emendas parlamentares, que passaram a movimentar mais recursos durante a presidência de Arthur Lira (PP-AL) na Câmara. Ele iniciou uma caravana nacional na semana passada para lutar por seu mandato.

Durante a visita à capital Piauiense, Glauber deve se reunir com movimentos populares, partidos políticos, lideranças locais e a imprensa piauiense.

 A agenda do deputado em Teresina inicia ás 14h, quando ele vai receber a imprensa para uma entrevista coletiva. Em seguida, ele visitará a Ocupação Marielle Franco, no bairro Parque Universitário, na zona Leste de Teresina.  Às 16h, haverá o ato político na Ponte Estaiada, também na zona Leste.  

O parlamentar teve seu recurso contra o processo no Conselho de Ética que orientou a cassação de seu mandato rejeitado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Em resposta, Glauber decidiu percorrer os 26 estados do país, além do Distrito Federal, durante dois meses. A perspectiva é que o processo de cassação seja votado no início de julho no plenário da Câmara dos Deputados.

Cassação

Em 9 de abril deste ano, o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou, por 13 votos a 5, o processo de cassação do mandato de Glauber Braga. Ele é acusado de quebra de decoro parlamentar por um incidente ocorrido em abril de 2024, quando Braga foi acusado de agredir fisicamente Gabriel Costenaro, integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), após este ter proferido ofensas à mãe falecida de Glauber. 

Em resposta à decisão, Glauber Braga anunciou que faria uma greve de fome e que passaria as noites na sala onde ocorreu a votação do Conselho de Ética até que o processo fosse concluído. A greve de fome durou 9 dias, sendo encerrada em 17 de abril, após conversas com parlamentares do PSOL, apoiadores e a costura de um acordo com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), que se comprometeu a adiar em 60 dias a votação em plenário do processo de cassação do mandato de Braga.


Agenda em Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<