Após exonerar todos os servidores que ocupam cargos comissionados na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), a mesa diretora da Casa decidiu renomear os servidores nessa quinta-feira (31).
As nomeações foram publicadas no Diário Oficial da Alepi e assinadas pelo presidente da Casa, deputado estadual Franzé Silva (PT), pelo 1º secretário Marden Menezes (PP) e 3º secretário Dr. Thalles Coelho (PP).
A exoneração em massa na Alepi foi oficializada no início do mês de outubro, no dia 8, e valia para os seguintes cargos:
- Direção, símbolos PL-DIR e PL-S.DIR;
- Assessoramento Superior, símbolo PL-DAS;
- Assessoramento Parlamentar, símbolo PL-AP-C;
- Funções Gratificadas, símbolo PL-DAI.
Na época, o presidente Franzé Silva disse que a ação era parte da reorganização do quadro de pessoal e do processo de modernização iniciado em sua gestão, e que seguia orientações do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI).
A afirmação foi rebatida pelo conselheiro Kennedy Barros, presidente do TCE-PI, que disse que a decisão partiu "exclusivamente" da presidência da CasaLegislativa. Em resposta, Franzé Silva afirmou que as exonerações tinham amparo legal.
Deputados se reuniram individualmente com o presidente da Alepi individualmente para definir o futuro dos servidores exonerados. Por fim, a mesa diretora chegou a um entendimento para o retorno gradual dos comissionados exonerados.
Confira as listas de renomeações:
D.O.207-31-10-2024_compressed.pdf
D.O.207- 31-10-2024 - ANEXO 1_compressed.pdf