Política

DE OLHO EM 2026

Encontro entre Washington Bandeira e Fábio Novo reacende debate sobre vice de Fonteles

Embora o chefe do Executivo estadual já tenha indicado que o cargo será ocupado por um nome do próprio PT, o nome ainda não foi definido, e a movimentação de aliados segue alimentando especulações

Da Redação

Sexta - 11/07/2025 às 09:09



Foto: Reprodução/Instagram Fábio Novo, Rafael Fonteles e Washigton Bandeira
Fábio Novo, Rafael Fonteles e Washigton Bandeira

Uma reunião entre o secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira, e o novo presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Fábio Novo, voltou a colocar luz sobre um dos temas mais comentados nos bastidores da política piauiense: quem será o vice do governador Rafael Fonteles na eleição de 2026. Embora o chefe do Executivo estadual já tenha indicado que o cargo será ocupado por um nome do próprio PT, o nome ainda não foi definido, e a movimentação de aliados segue alimentando especulações.

O encontro, que teve a presença também do governador Rafael Fonteles (PT), foi divulgado pelas redes sociais dos três envolvidos. Na publicação do governador, o foco esteve em pautas administrativas ligadas à Educação em Tempo Integral, à Educação Profissional e Técnica e à colaboração com os municípios


Já Fábio Novo foi além e destacou que o encontro abordou também temas como a reforma da Escola Franklin Dória, em Bom Jesus, a taxação de produtos brasileiros pelos Estados Unidos, e o retorno do coral das 1.000 vozes, tradicional projeto cultural no período natalino.


Apesar do tom institucional das postagens, o encontro reacendeu o debate político por ocorrer no contexto da recente eleição de Fábio Novo para o comando estadual do PT e da crescente visibilidade de Washington Bandeira, que tem ganhado destaque pela condução de programas educacionais elogiados no estado.

Bandeira, no entanto, tem sido categórico ao negar qualquer intenção de disputar cargos em 2026. Em duas ocasiões públicas, ele refutou os rumores sobre uma possível candidatura a vice-governador. "Eu não serei candidato nem pré-candidato a vice-governador nem a nenhum cargo em 2026", declarou em uma das falas, reforçando a orientação de Rafael Fonteles de manter o foco na gestão. "O governador já disse publicamente que alguns dos seus secretários, e dentre estes eu me incluo, não serão candidatos nem pré-candidatos."

A escolha do vice será estratégica para consolidar alianças internas no PT e fortalecer a base de apoio do governador. Entre os cotados nos bastidores estão Washington Bandeira, atual secretário da Educação; Chico Lucas, secretário da Segurança Pública, que também tem papel de destaque na gestão estadual; e Vinícius Dias, médico e filho do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, um dos principais articuladores políticos do grupo governista.

Por ora, o discurso oficial do governo é de que 2026 será discutido em 2026. Mas, a julgar pelas movimentações recentes, o processo de articulação já começou.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: