Política

FILIAÇÃO PARTIDÁRIA

Em sua rede social, deputado Marden anuncia possível migração para PSD ou aliança PSD-MDB

"Sou do grupo. Vamos ouvir as nossas bases e o governador Rafael"

Por Marília Lélis

Segunda - 07/04/2025 às 18:00



Foto: Divulgação/Alepi Deputado Marden Menezes é expulso do Progressistas
Deputado Marden Menezes é expulso do Progressistas

Em suas redes sociais, Marden Menezes reforçou uma declaração dada em entrevista a uma TV local: "Sou do grupo. Vamos ouvir as nossas bases e o governador Rafael, que tem sido muito correto e é o condutor do processo. Sem ansiedade, vamos dialogar e definir mais à frente. O PSD ou PSD com MDB, caso repita a fusão cruzada, seria o caminho natural."

Entenda o caso

Em meio a uma crise política no Progressistas (PP), o deputado estadual Marden Menezes foi expulso do partido no dia 17/03 por infidelidade partidária. A decisão foi tomada pela executiva estadual da sigla, que acusou o parlamentar de descumprir as diretrizes do PP ao se alinhar à base governista do governador Rafael Fonteles (PT).

A expulsão de Marden ocorreu após meses de tensão dentro do PP. Além dele, outros dois deputados — Bárbara do Firmino e Thales Coelho — também aderiram ao governo Rafael Fonteles em 2023 e 2024, mas, por enquanto, escaparam da punição. 

A infidelidade partidária ocorre quando um político desrespeita as diretrizes do partido ou deixa a sigla sem justificativa. No caso dos três deputados, o PP considerou que houve quebra de disciplina ao abandonarem a oposição e declararem apoio a Fonteles. Além disso, eles participaram ativamente das eleições municipais de 2024, apoiando candidatos alinhados ao Palácio de Karnak (sede do governo estadual).

Trajetória de rompimento

A primeira a ficar contra o PP foi a deputada Bárbara do Firmino, que chegou a ser pré-candidata a prefeitura da capital pelo partido, mas desistiu e apoiou uma candidata do Novo em outubro de 2023.

Marden Menezes formalizou seu apoio à pré-candidatura petista em fevereiro de 2024, após meses de especulações sobre sua saída da oposição. Sua decisão selou o rompimento definitivo com o PP, culminando na expulsão desta semana.

Enquanto o futuro político de Marden ainda está em discussão, a possível migração para o PSD ou uma aliança PSD-MDB surge como alternativa. O cenário deve se definir nos próximos meses, conforme avançam as negociações no cenário político estadual.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<