Política

INCLUSÃO SOCIAL E RESPEITO

Sessão na Alepi marca Dia Internacional da Síndrome de Down com debates sobre inclusão

Sessão requerida pelo deputado João Madison lembrou o Dia Internacional da Síndrome de Down

Por Marília Lélis

Segunda - 07/04/2025 às 15:32



Foto: Divulgação/Alepi O deputado estadual João Mádison (MDB)
O deputado estadual João Mádison (MDB)

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou uma sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março.  A sessão que aconteceu na manhã desta segunda-feira (07) foi presidida pelo deputado João Madison (MDB) e reuniu autoridades e representantes de entidades para reforçar a importância de políticas públicas inclusivas.

João Madison destacou que a data vai além de um marco simbólico, representando uma luta contínua por direitos. "Ainda enfrentamos barreiras que afetam diretamente as famílias", afirmou, ressaltando o papel do Legislativo na criação de leis que ampliem oportunidades, especialmente no mercado de trabalho. "Sempre lutarei para que as pessoas com síndrome de Down sejam mais compreendidas e respeitadas", declarou.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 300 mil brasileiros têm síndrome de Down. No Piauí, a Lei nº 7.402/2020 instituiu a Semana Estadual de Conscientização sobre a Síndrome de Down, com ações educativas em escolas públicas e privadas.

O presidente da Alepi, Severo Eulálio, enfatizou a necessidade de combater o preconceito. "Precisamos valorizar a capacidade dessas pessoas e unir forças contra qualquer forma de discriminação", disse.

Redes de apoio e avanços nas políticas públicas

Veruska Maria Pessoa Feitosa, da Associação Down The Amo, destacou o tema da campanha deste ano: a importância das redes de apoio. "Elas são essenciais para a inclusão social e profissional dessas pessoas", explicou, defendendo políticas públicas mais eficientes.

A estudante Maísa Castelo Branco participou do evento acompanhada de seu pai, o médico Ednaldo Miranda, que relembrou a evolução do entendimento sobre a síndrome. "Antigamente, havia muito preconceito, mas hoje sabemos que elas têm o mesmo potencial que qualquer pessoa", afirmou. Ele agradeceu ao deputado João Madison pela iniciativa, chamando-o de "padrinho da causa no estado".

Desde 2021, a Alepi mantém o Projeto Escola Inclusiva, que oferece capacitação a educadores e familiares de estudantes com deficiência.

Investimentos em inclusão

O secretário estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, destacou a mudança de mentalidade na sociedade. "As pessoas com deficiência não devem ser vistas com pena, mas como protagonistas de suas histórias", afirmou. Ele citou investimentos em centros de reabilitação, como R3milho~esemPicos,R3milho~esemPicos,R 6 milhões em Parnaíba e outro em São Raimundo Nonato, através do programa Viver Sem Limites, do Ministério da Saúde.

A Defensoria Pública destacou a importância de eventos como esse para combater o capacitismo. "Antes, havia declarações de incapacidade, mas hoje avançamos graças à conscientização", disse a representante Sara Miranda, reforçando o compromisso com o cumprimento das leis.

Ricardo Oliveira, da Secretaria Municipal de Assistência Social, lembrou que a luta pela igualdade é um desafio constante. "Todos têm direitos iguais, e é papel do poder público, do terceiro setor e da sociedade promover a inclusão", afirmou.

Participantes da mesa
Estiveram presentes o secretário Mauro Eduardo; o diretor-adjunto da Escola do Legislativo, Celso Nunes; Ednaldo Miranda; Sara Miranda (Defensoria Pública); Ricardo Oliveira (Semcaspi); Ricardo Resende (Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência); Vinícius Saraiva (servidor da Alepi); a estudante Maísa Castelo Branco; além dos deputados João Madison, Severo Eulálio e Tiago Vasconcelos (MDB).

Fonte: ALEPI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<