
A educação do Piauí foi apontada como a área que mais melhorou na gestão do governador Rafael Fonteles, segundo pesquisa do Instituto Datamax divulgada nesta quinta-feira, 17. O levantamento, feito entre os dias 10 e 13 de julho, revelou que 66,74% dos piauienses acreditam que a educação avançou nos últimos meses. Apenas 4,66% disseram que o setor piorou, enquanto 28,60% avaliaram que permanece igual.
O resultado é reflexo direto da atuação da Secretaria de Educação, comandada por Washington Bandeira. A gestão tem como foco principal a universalização do ensino em tempo integral, aliado à educação profissional. O modelo, além de ampliar a carga horária, oferece uma formação que prepara os jovens para o mercado de trabalho. Outra marca da gestão é a inclusão de disciplinas inovadoras, como Inteligência Artificial, Robótica e Empreendedorismo, que já fazem parte da grade curricular em diversas escolas da rede estadual. Essas iniciativas colocam o Piauí entre os estados mais avançados na modernização da educação pública.
Além da atualização do conteúdo pedagógico, o governo investe fortemente na infraestrutura das escolas. São mais 300 obras em andamento e 100 escolas inauguradas após reforma, com novas bibliotecas, laboratórios de ciências e informática, salas de inovação e robótica.
A pesquisa Datamax foi encomendada pelo Grupo Meio de Comunicação e ouviu 1.000 pessoas em 53 municípios piauienses. A margem de erro é de 3,09% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.