
O deputado estadual Dr. Hélio (MDB) aproveitou a sessão plenária na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), nessa terça-feira (21), para denunciar o abandono do Hospital Veterinário de Teresina, localizado no bairro Morada Nova, zona Sul da capital.
A unidade foi construída por meio de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Teresina, com investimento de R$ 994.990. A obra foi entregue pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) em setembro de 2024. A unidade de saúde tem três consultórios, um centro cirúrgico, duas enfermarias e uma sala de recuperação.
Segundo Dr. Hélio, o Estado foi responsável pela obra física, enquanto a prefeitura ficou encarregada da aquisição de equipamentos e da contratação de pessoal. No entanto, a estrutura encontra-se deteriorada, sem atendimento à população.
"O governo gastou praticamente um milhão de reais na construção da clínica veterinária em Teresina, para que ela pudesse ser gerida, administrada através da prefeitura municipal da capital. E nós estivemos visitando lá no bairro Hugo Prado, na região do Morada Nova, e a clínica está deteriorada. Nós estamos perdendo a oportunidade de ter em Teresina um hospital, praticamente um hospital, funcionando a serviço da causa animal", afirmou Dr. Hélio.
O deputado fez um apelo ao prefeito Sílvio Mendes para que dê continuidade à manutenção e ao funcionamento do hospital. Ele destacou o crescimento da população de animais abandonados na capital como agravante para a situação.
O deputado João Madson (MDB) lembrou que a capital dispõe apenas do Hospital Veterinário Universitário. "Então nós precisávamos dessa clínica para funcionar o atendimento, principalmente das pessoas que não têm como pagar uma clínica veterinária, não têm recurso, mas gostam do seu animal de estimação. Então eu peço também ao prefeito Sílvio Mendes que dê sua atenção especial ao nosso pedido", reforçou.
Fonte: Alepi