
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT-PI), participa nesta quarta-feira (20), às 14h, de audiência pública conjunta da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), no Senado Federal, em Brasília (DF). Secretários do MDS também estarão presentes.
Na pauta, o ministro vai destacar as ações que contribuíram para a saída do Brasil do Mapa da Fome, resultado atribuído a programas reforçados em 2023. Entre eles, a reformulação do Bolsa Família, que passou a considerar o perfil das famílias e incluiu a Regra de Proteção, além da ampliação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a criação da Secretaria de Inclusão Socioeconômica, responsável por articular políticas de empregabilidade e empreendedorismo em parceria com setores público e privado.
O ministro também destacará que 98,8% dos empregos formais gerados em 2024 foram ocupados por beneficiários do Bolsa Família e inscritos no Cadastro Único. Além disso, apresentará o Programa Acredita como exemplo de política bem-sucedida, enfatizando que a iniciativa já ultrapassou a marca de R$ 10 bilhões em crédito concedido, ampliando o acesso a financiamento para empreendedores de baixa renda, micro e pequenos negócios, e fortalecendo a inclusão produtiva e a geração de renda no país.
A audiência foi requerida por parlamentares de diferentes comissões. Na CAS, o pedido partiu dos senadores Humberto Costa (PT-PE) e Jussara Lima (PSD-PI). Na CDR, das senadoras Dorinha Seabra (União-TO) e Augusta Brito (PT-CE). Já na CRA, a solicitação veio dos senadores Marcos Rogério e Zequinha Marinho (Podemos-PA).
Fonte: MDS