Esportes

FUTEBOL

Flamengo vence o Barcelona e é bicampeão mundial de futebol sub-20

A partida foi emocionante. O Flamengo empatou no último segundo e levou a partida para os pênaltis e fez 6 a 5 nas cobranças

Por Luiz Brandão

Sábado - 23/08/2025 às 19:04



Foto: Divulgação Iago fez o gol que levou o jogo para o pênaltis
Iago fez o gol que levou o jogo para o pênaltis

Em jogo realizado na tarde deste sábado (23/08), no estádio Maracanã, o Flamengo venceu o Barcelona nos pênaltis e tornou-se bicampeão da Copa Intercontinental de Futebol Sub-20.

Este foi o segundo título do Flamengo no torneio, que é considerado como o "Mundial de Clubes" da categoria Sub-20. No ano passado, o rubro-negro carioca bateu o Olympiacos por 2 a 1.

O Flamengo saiu na frente no primeiro tempo do jogo. Lorran, uma revelação da categoria de base do clube, fez 1 a 0 aos 15 minutos. Na metade do segundo tempo o Barcelona empatou e jogo.

O time espanhol botou pressão e nos segundos finais fez o segundo e virou do jogo. O árbitro deu mais 20 segundos de partida. Foi o suficiente para o zagueiro Iago empatar e levar a decisão para os pênaltis.

O jogo

No tempo normal, Lorran e Iago balançaram as redes do lado do Mengão, enquanto Jan Virgili e Álvaro Cortés marcaram para os espanhóis. Nas penalidades, brilhou a estrela do goleiro Léo Nannetti, que defendeu duas cobranças.

A primeira chegada perigosa da partida veio do lado do Barcelona. Na marca de oito minutos, o ponta Juan Hernández arriscou de fora da área e mandou à direita da meta do time rubro-negro.

Na sequência, o Flamengo abriu o placar aos 11 minutos. O meia Lorran arrancou em velocidade e tocou para o ponta Matheus Gonçalves. Ele foi travado no momento da finalização e a bola sobrou para o próprio Lorran, que limpou o goleiro e bateu forte para fazer 1 a 0.

Os cariocas quase ampliaram com o ponta Joshua, que invadiu a área, chutou cruzado e obrigou o goleiro Eder Aller fazer uma boa defesa. O Barça respondeu com o ponta Jan Virgili, que fez bela jogada pela direita e rolou para o lateral Landry Farré finalizar em cima da defesa.

Já na reta final do primeiro tempo, o Barcelona puxou belo contra-ataque com Juan Hernández. Ele acelerou pelo meio e tocou para Virgili chutar forte e carimbar a trave defendida pelo Mengão.

Na volta do intervalo, os espanhóis levaram perigo aos sete minutos, quando o zagueiro Álvaro Cortés completou um cruzamento vindo do escanteio e mandou para fora.

Aos 12, Joshua recebeu um bom passe do nigeriano Ogundana Shola e bateu forte, mas parou em ótima defesa de Eder Aller.

O Barça cresceu no confronto e empatou a disputa aos 25 minutos. Jan Virgili foi lançado em velocidade, deu um chapéu no zagueiro Iago, cortou para dentro e bateu no canto para anotar um golaço no Maracanã.

Após o gol, o Barcelona partiu de vez para o ataque em busca da virada. Aos 37 minutos, Virgili passou pela defesa e rolou para o volante Brian Fariñas chutar para fora. Logo depois, o atacante Sama Nomoko acelerou pela direita e tocou para Shane Kluivert, filho do ex-jogador holandês Patrick Kluivert, perder uma ótima chance.

Nos acréscimos finais da partida, Álvaro Cortés marcou de cabeça e virou a disputa a favor dos espanhóis. No entanto, no último lance do jogo, Iago se mandou para o ataque e acertou uma linda cabeçada, que encobriu Aller e deixou tudo igual em 2 a 2.

Com o empate, o duelo seguiu para as penalidades máximas. Na segunda cobrança, Juan Hernandéz parou no goleiro Léo Nannetti. Matheus Gonçalves perdeu a última batida do Flamengo e desperdiçou a chance de dar o título para os cariocas.

Nas cobranças alternadas, Nannetti defendeu a batida do volante Marcos Parriego. Depois, o lateral Carbone fechou a conta em 6 a 5.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: