
A Seleção Brasileira foi superada de virada pelo Japão, nesta terça-feira (14), em amistoso realizado no Ajinomoto Stadium, em Tóquio. O confronto, que faz parte da preparação para a Copa do Mundo de 2026, terminou 3 a 2 para os japoneses, após uma série de erros defensivos do Brasil no segundo tempo.
O time comandado por Carlo Ancelotti começou melhor e abriu o placar logo aos 25 minutos da primeira etapa. Em bela jogada trabalhada, Bruno Guimarães encontrou Paulo Henrique livre na direita. O lateral do Vasco bateu de três dedos no canto esquerdo do goleiro para fazer 1 a 0 — seu primeiro gol com a camisa da Seleção.
Aos 32 minutos, o Brasil ampliou. Lucas Paquetá lançou Gabriel Martinelli, que finalizou de primeira, com a perna esquerda, para marcar o segundo gol brasileiro.
Reação japonesa no segundo tempo
Na etapa final, o Japão cresceu na partida e aproveitou falhas da defesa brasileira. Aos 6 minutos, Minamino aproveitou erro de Fabrício Bruno para descontar: 2 a 1.
O empate veio aos 16 minutos, quando Ito cruzou e Nakamura chutou de primeira. Fabrício Bruno tentou o corte, mas acabou mandando contra o próprio gol, empatando em 2 a 2.
A virada japonesa aconteceu aos 25 minutos, com Ueda cabeceando firme após escanteio. O goleiro Hugo Souza ainda tocou na bola, mas não evitou o 3 a 2.
Nos minutos finais, o Japão quase ampliou: Tanaka arriscou de fora da área e Hugo Souza espalmou para escanteio.
Escalações e contexto
O técnico Carlo Ancelotti promoveu oito mudanças em relação à equipe que goleou a Coreia do Sul por 5 a 0, na última sexta-feira (10). Apenas Casemiro, Bruno Guimarães e Vini Jr. permaneceram entre os titulares.
Brasil: Hugo Souza; Paulo Henrique, Fabrício Bruno, Lucas Beraldo e Carlos Augusto; Casemiro, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Luiz Henrique, Vinícius Júnior e Gabriel Martinelli.
O amistoso marcou o antepenúltimo compromisso do Brasil em 2025, parte do ciclo de observações e testes antes da convocação final para o Mundial de 2026.
Mais conteúdo sobre:
#Brasil x Japão #amistoso #Seleção Brasileira #Copa do Mundo 2026 #Vini Jr #Bruno Guimarães #Paulo Henrique #Martinelli #Tóquio #futebol internacional