O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) vai encaminhar para análise no laboratório do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), na Bahia, um conjunto de placas eletrônicas e pulsers com indícios de adulteração em postos de combustíveis do estado. O material foi apreendido durante a Operação Carbono Oculto 86, deflagrada no início deste mês.
Ao todo, 46 placas eletrônicas e 47 pulsers apresentaram comportamento atípico durante testes preliminares realizados pelas equipes de fiscalização. Segundo o diretor-geral do Imepi, Júnior Macedo, a suspeita é que esses dispositivos eram usados para manipular o abastecimento, entregando ao consumidor uma quantidade de combustível inferior à exibida no visor da bomba, prática conhecida como medida baixa.
“A grande maioria dos postos de combustíveis envolvidos na Operação Carbono Oculto são reincidentes em práticas que lesavam os consumidores. Com o trabalho de inteligência dos órgãos envolvidos e a expertise dos nossos fiscais, foi possível verificar que, além da bomba baixa, alguns desses postos estavam possivelmente usando placas adulteradas para enganar a população ao abastecer”, explicou.

Após a etapa de catalogação e identificação individual de cada componente, o material segue agora para perícia no laboratório credenciado do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), onde será possível confirmar ou descartar a hipótese de adulteração.
A Operação Carbono Oculto 86 revelou ainda a existência de um esquema mais amplo: em 49 postos de combustíveis localizados no Piauí, Maranhão e Tocantins, foi identificado um possível braço financeiro do Primeiro Comando da Capital (PCC) atuando no setor de combustíveis. As movimentações suspeitas ultrapassam R$ 5 bilhões em todo o país, sendo R$ 300 milhões apenas em empresas sediadas no Piauí.
O Imepi reforça que o consumidor pode contribuir com as fiscalizações. Em caso de suspeita de irregularidades no abastecimento, denúncias podem ser enviadas pelo aplicativo Fala Consumidor, disponível para download nas lojas virtuais, ou pelo WhatsApp da ouvidoria: (86) 99456-1921.
Fonte: Com informações do Imepi
Mais conteúdo sobre:
#bomba baixa #placas #apreendidas #operação carbono oculto #piauí #imepi #fraude #postos de combustíveis