Polícia

JUSTIÇA

Julgamento de namorado da vereadora e dono da Barão Veículos acontecerá em outubro

Alandilson Passos e o dono da Barão Veículos, Josimar Barbosa respondem por organização criminosa e lavagem de dinheiro para o Bonde dos 40

Malu Barreto

Segunda - 15/09/2025 às 15:43



Foto: Montagem Piauí Hoje Josimar Barbosa e Alandilson Passos foram denunciados pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro
Josimar Barbosa e Alandilson Passos foram denunciados pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro

As audiências de instrução e julgamento de Alandilson Cardoso Passos, namorado da vereadora Tatiana Medeiros, foram marcadas para os dias 2 e 3 de outubro. Além dele, acontecerá também o julgamento do dono da Barão Veículos, Josimar Barbosa e de outros 18 réus acusados de organização criminosa e lavagem de dinheiro para facção criminosa Bonde dos 40.

Os réus foram denunciados em dezembro de 2024 pelo Ministério Público do Piauí (MPPI) e as sessões devem ser realizadas por videoconferência. 

De acordo com a denúncia, Alandilson Cardoso é acusado de ocultar e dissimular valores provenientes do tráfico de drogas e de outros crimes atribuídos à facção. O MPPI destacou que o réu apesar de não ter  vínculo empregatício formal mantinha estilo de vida de alto padrão, morando em condomínios de luxo, ostentando veículos de alto valor e mantendo um haras com cavalos caros usados em vaquejadas.

Já o empresário Josimar Barbosa é acusado de usar reiteradamente sua conta pessoal para movimentar valores expressivos, numa tentativa de ocultar a origem ilícita dos recursos e dar aparência de legalidade ao dinheiro, prática que, segundo o MP, caracteriza lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Alandilson Cardoso está preso preventivamente desde novembro de 2024 em um presídio de Belo Horizonte (MG). Josimar Barbosa, por sua vez, responde em liberdade provisória, mediante medidas cautelares e recentemente foi alvo de operação do Gaeco do Maranhão.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Presos suspeitos de lavar dinheiro de facção ligada a namorado de Tatiana Medeiros

Justiça nega liberdade à vereadora Tatiana Medeiros e ao namorado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: