Um dos grandes desafios do Piauí é a violência no trânsito. De acordo com o coronel Scheiwann Lopes, Comandante da Polícia Militar do Piauí, o número de mortes no trânsito já é mais do dobro que a de homicídios. Para combater essa realidade, a PM tem reforçado as blitzes educativas e repressivas. Ele ressaltou que os investimentos nesta área já mostram resultados. A polícia registrou redução de 12% nos acidentes e 65% nas mortes no trânsito.
A maior causa dos acidentes é o consumo de bebida de alcóolica. "Beber é sua decisão. Fiscalizar é minha obrigação", disse o gestor. Ele narrou uma história para comparar a comoção social entre um homicídio e um acidente de trânsito fatal, concluindo que ambos acabam com vidas e sonhos da mesma forma. "Tudo pode ser evitado. Basta querer”.
Investimentos resultaram na redução de 12% nos acidentes e 65% nas mortes no trânsito.
As blitzen e ações especializadas realizadas de janeiro até o início de novembro deste ano resultaram na prisão de 695 pessoas. Os casos mais comuns envolvem embriaguez ao volante, receptação, porte ilegal de arma de fogo e captura de foragidos da Justiça.
As operações também recuperaram 102 celulares roubados e 115 veículos com restrição de furto ou roubo, devolvidos aos seus proprietários.
Trânsito é tratado como parte da segurança pública, com planejamento, tecnologia e integração entre as forças
De acordo com a PM, as fiscalizações são parte estratégica da política pública de segurança implantada pelo Estado. Desde a criação da Diretoria de Operações de Trânsito, o governo atua para reduzir mortes no trânsito e combater a criminalidade nas vias públicas. O trânsito passou a ser tratado como parte essencial da segurança pública, com planejamento, tecnologia e integração entre as forças.
Acompanhe esse trecho da entrevista clicando no link abaixo, no canal do Portal Piauí Hoje no Youtube.