
Após anunciar o aumento da tarifa em 50% das exportações do Brasil, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu uma enxurrada de comentários de brasileiros nas redes sociais, que fez o republicano restringir os comentários no seu perfil.
A reação de brasileiros acontece depois das alegações de Trump, que afirmou que o relacionamento com o país não é recíproco. Entre os comentários estão frases como ‘’Brasil Soberano’’ e ‘’deixe o Brasil em paz’’. O presidente americano defendeu ainda que o motivo da elevação das tarifas seria uma ‘’balança comercial injusta’’, o que o governo vem negando. Dados oficiais mostram que a balança comercial entre Brasil e Estados Unidos apresenta um superávit de quase 49 bilhões de dólares a favor dos americanos.
Na carta enviada à Lula, o presidente americano pede ainda, dentre outras coisas, para que empresas brasileiras migrem para os Estados Unidos para evitar taxas. ‘’Como o senhor sabe, não haverá tarifa se o Brasil, ou empresas dentro do seu país, decidirem construir ou fabricar produtos dentro dos Estados Unidos e, de fato, faremos tudo o possível para aprovar rapidamente, de forma profissional e rotineira em outras palavras, em questão de semanas’’, diz a carta.
A política tarifária de Trump vem sendo elaborada para obrigar países a fazerem acordo com os Estados Unidos que beneficiem e reduzam o custo das exportações para o país. Trump já taxou diversos países e anteriormente aplicou uma taxa de 10% para o Brasil, com o aumento da tarifa o objetivo dele é trazer o governo brasileiro para mesa de negociação novamente.
Fonte: G1