
O Instituto de Metrologia do Piauí (IMEPI) intensifica, entre os dias 7 e 11 de julho, a operação “Férias Seguras” em Teresina e várias cidades do interior. Serão fiscalizados itens bastante demandados no recesso escolar e nas viagens, incluindo cadeirinhas infantis, bebê-conforto, assentos elevados para carros, capacetes, pneus, colchões, balanças em restaurantes e padarias, bombas de combustível, além de eletrodomésticos como grills e churrasqueiras elétricas.
A ação, desenvolvida em conjunto com o Inmetro e seus órgãos delegados, visa garantir que diversos produtos e serviços oferecidos aos piauienses nesta temporada estejam em conformidade com os padrões de qualidade e segurança estabelecidos por lei.
O diretor-geral do IMEPI, Júnior Macedo, destaca que a iniciativa faz parte de um esforço nacional do Inmetro para proteger os consumidores em momentos de maior consumo. “Nesse período do ano em que as famílias tiram um tempo para viajar e passar as férias em outra região, o Imepi está atuante e intensificando as fiscalizações para combater irregularidades e proteger os consumidores”, explica .
Os estabelecimentos que apresentarem non-compliance poderão ser multados em até R$ 1,5 milhão, considerando fatores como porte da empresa, gravidade da infração e reincidência. Para facilitar a denúncia de irregularidades, o IMEPI disponibiliza o WhatsApp (86) 99456‑1921 e o aplicativo “Fala Consumidor”, disponível nas lojas de aplicativos. A participação da população é fundamental para que produtos inseguros sejam rapidamente identificados .