Geral

METRÔ

Concluída reforma em estação do Itararé, na zona Sudeste Teresina

Na reforma foi feita a duplicação dos 13,5 km que liga a estação do Itararé ao Centro da capital

Da Redação

Quinta - 10/07/2025 às 15:44



Foto: Reprodução A intervenção é o maior investimento em mobilidade urbana da história de Teresina e vai reduzir o temp de espera dos passageiros.
A intervenção é o maior investimento em mobilidade urbana da história de Teresina e vai reduzir o temp de espera dos passageiros.

A obra de modernização da estação do Itararé foi concluída, esta é a primeira das quatro estações que vão ser revitalizadas. Durante a primeira etapa foi feita a duplicação dos 13,5 km  da linha férrea entre o bairro Itararé, na zona Sudeste, e o Centro de Teresina. A expectativa é que todas as obras sejam concluídas até março de 2026 com um plano de revitalização que inclui as reformas das estações Alberto Silva, Frei Serafim, Boa Esperança e Renascença

O projeto de duplicação da linha férrea vai permitir a circulação simultânea de dois trens, um em cada sentido, aumentando a capacidade operacional e reduzindo o tempo de espera dos usuários. A iniciativa conta com um investimento de R$ 193 milhões, fruto de um convênio entre a Secretaria de Transportes do Piauí (Setrans) e o Ministério das Cidades (MCID), com repasse realizado pela Caixa Econômica Federal

O secretário Jonas Moura, responsável pelo projeto, diz estar feliz com a entrega da obra dentro do tempo estabelecido. “A Estação Itararé está pronta. É moderna, muito ventilada e garante conforto aos usuários. Já finalizamos os primeiros quilômetros da duplicação da linha férrea. Estamos implantando 30 mil dormentes e trilhos modernos com solda aluminotérmica, que evita descarrilamentos e melhora a segurança e agilidade no transporte”, completou. 

Além da reforma das estações, a Setrans pretende concluir ainda a reforma da oficina de manutenção e a construção do Centro de Controle de Operações (CCO), que vai ajudar no monitoramento dos trens em tempo real. 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: