Geral

REVITALIZAÇÃO

Prefeito de Teresina assina termo de cooperação para ampliar metrô da capital

A intervenção é o maior investimento em mobilidade urbana da história de Teresina

Dhara Leandro

Sábado - 12/10/2024 às 08:40



Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresina Prefeito Dr. Pessoa (PRD)
Prefeito Dr. Pessoa (PRD)

O prefeito Dr. Pessoa assinou, nesta sexta-feira (11), o termo de cooperação celebrado junto ao Governo do Piauí para a ampliação do metrô de Teresina.

"Hoje estamos assinando esse termo de cooperação para ampliação do metrô de Teresina, que irá beneficiar toda a população da capital. Estou, como sempre, aberto para assinar qualquer benefício para melhoria dos teresinenses, a caneta sempre esteve pronta pra isso", disse o prefeito.

"É uma obra estadual, com financiamento da Caixa Econômica Federal (CEF), entretanto, o metrô anda sobre solo municipal de Teresina e, por isso, carece que haja uma liberação por parte da prefeitura para que a obra aconteça. Deste modo, a CEF busca esse documento que precisa ser assinado pelo prefeito e também pelo governador", explicou o secretário municipal de Planejamento, João Henrique Sousa.

Com as melhorias, o número de passageiros atendidos pelo metrô saltará de 4 mil para 12 mil. E o tempo de viagem será reduzido de 1 hora para 25 minutos. A intervenção é o maior investimento em mobilidade urbana da história de Teresina.

O projeto contempla a duplicação da linha em todo o trecho de 13,5 km existente, que liga o bairro Itararé, na zona sudeste, ao Centro da capital, o que deve permitir a circulação de dois trens simultaneamente, um em cada sentido.

Também, serão realizadas as reformas das Estações Alberto Silva, Frei Serafim, Boa Esperança, Renascença e Itararé. Na obra, estão sendo aplicados R$ 193 milhões, oriundos de convênio celebrado entre a Setrans e o Ministério das Cidades (MCID).

Além da ampliação do número de locais atendidos pelo metrô, o Governo do Piauí planeja implantar a tarifa zero a partir de 2025. A proposta foi incluída no texto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, que está sendo avaliada pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: