Geral

GRIPE AVIÁRIA

Piauí intensifica vigilância contra gripe aviária após confirmação no Rio Grande do Sul

Embora sem registros no estado, Adapi reforça fiscalização e biossegurança em granjas e pontos críticos

Da Redação com informações do Governo do Piauí

Sábado - 17/05/2025 às 09:40



Foto: Reprodução/CPT Ministério da Agricultura confirma gripe aviária em granja comercial no Rio Grande do Sul
Ministério da Agricultura confirma gripe aviária em granja comercial no Rio Grande do Sul

O Estado do Piauí está intensificando as ações de prevenção e vigilância sanitária contra a gripe aviária (influenza H5N1). A medida, elaborada pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), foi adotada após a confirmação de um foco da doença em uma granja comercial no Rio Grande do Sul, conforme comunicado do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Apesar de não haver registros de casos da doença no Piauí, a Adapi mantém uma fiscalização rigorosa em granjas comerciais, criatórios de aves domésticas e pontos estratégicos de trânsito interestadual de aves e produtos avícolas. O objetivo é preservar o status de área livre da doença e evitar sua introdução no estado.

O diretor-geral da Adapi, João Rodrigues, destaca que o órgão segue atento às recomendações do Mapa e que, em caso de detecção da gripe aviária, todas as medidas serão prontamente adotadas. Ele enfatiza a importância da colaboração de produtores, comerciantes e da população em geral, solicitando que sigam as orientações e comuniquem qualquer situação suspeita.

“É fundamental que produtores, comerciantes e a população em geral sigam as orientações, colaborem com as ações de vigilância e comuniquem qualquer situação suspeita. É importante ressaltar também outras ações que estão sendo desenvolvidas e mantém a saúde animal do nosso Estado, como a Campanha de Atualização Cadastral de Rebanhos e o inquérito sanitário para diagnóstico de brucelose”, afirma.

A gripe aviária é uma doença viral que afeta aves silvestres e domésticas, podendo causar altos índices de mortalidade. A transmissão ocorre principalmente pelo contato direto com aves infectadas, suas fezes, penas ou secreções. 

O governador Rafael Fonteles renovou, em novembro de 2024, o decreto de emergência zoossanitária com validade de 180 dias, visando fortalecer as medidas de prevenção contra a gripe.

A Adapi orienta que qualquer mortalidade anormal de aves ou sinais clínicos compatíveis com a doença sejam notificados imediatamente. A notificação pode ser feita por WhatsApp: (86) 99462-1644; telefone: (86) 2222-1710; ou pelo site da Adapi; ou pelo Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergência Veterinária (SISBRAVET).

Leia mais sobre:

China, UE e Argentina suspendem compra de frango do Brasil diante surto de gripe aviária

China suspende compra de frango do Brasil, causando prejuízo de US$ 100 milhões por mês

Fonte: CCOM/PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<