
Samir Xaud, atual presidente da Federação Roraimense de Futebol (FRF), consolidou sua posição como principal candidato à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ao obter o apoio de 22 das 27 federações estaduais.
Esse respaldo praticamente inviabiliza a concorrência, já que a candidatura à presidência da CBF exige o apoio de pelo menos oito federações e cinco clubes. Com esse cenário, os adversários não teriam número suficiente de assinaturas para lançar uma candidatura competitiva.
A informação sobre o apoio das federações foi inicialmente divulgada pelo UOL e confirmada pela reportagem do CNN Esportes. Das 22 federações que manifestaram apoio, 19 haviam assinado um manifesto solicitando uma nova eleição na CBF e defendendo mudanças na gestão da entidade. Com esse respaldo, Samir Xaud precisa apenas do apoio de cinco clubes para oficializar sua candidatura.
Samir Xaud
Samir de Araújo Xaud, de 41 anos, é natural de Boa Vista, Roraima. Formado em Medicina com especializações em Infectologia e Medicina do Esporte, atuou como goleiro profissional no início dos anos 2000.
Além de sua carreira médica, é empresário e dirigente esportivo. Em janeiro de 2025, foi eleito presidente da FRF para o quadriênio 2027-2031, sucedendo seu pai, Zeca Xaud, que liderou a entidade por cerca de 50 anos.
Durante sua gestão na FRF, Samir Xaud implementou mudanças significativas, promovendo a reorganização da gestão e atraindo mais apoio e patrocínios para o futebol roraimense. Entre seus projetos, destaca-se a construção do Centro de Desenvolvimento do Futebol em Boa Vista, com previsão de início das obras no segundo semestre de 2025.
O centro, oriundo do legado da Copa do Mundo de 2014, visa formar jogadores de seis a 17 anos e deve custar aproximadamente R$ 6 milhões.
Com o apoio das federações estaduais e a necessidade de apenas cinco clubes para oficializar sua candidatura, Samir Xaud está em posição favorável para assumir a presidência da CBF. A eleição, marcada para ocorrer em breve, deverá confirmar sua liderança na entidade máxima do futebol brasileiro.
Veja 19 das 22 federações que apoiam a candidatura de Samir Xaud, e assinaram o manifesto por novas eleições:
Alagoas
Paraíba
Rio Grande do Norte
Piauí
Maranhão
Ceará
Sergipe
Rondônia
Pará
Roraima
Amazonas
Acre
Rio de Janeiro
Distrito Federal
Goiás
Mato Grosso do Sul
Paraná
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
Fonte: CNN