
A Meta Platforms, controladora do Facebook, lançou nesta terça-feira (29) um aplicativo independente para seu assistente de inteligência artificial (IA), chamado Meta AI, que é semelhante aos oferecidos por outras gigantes da tecnologia como OpenAI (com o ChatGPT) e Google (com o Gemini).
Esse movimento faz parte da estratégia da Meta para expandir o uso do seu assistente de IA, já integrado às plataformas da empresa, como WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger. O lançamento do aplicativo reflete também o esforço do CEO Mark Zuckerberg para consolidar a posição da Meta no concorrido mercado de IA, concorrendo diretamente com grandes nomes como o ChatGPT e o Gemini.
O Meta AI oferece respostas mais personalizadas ao considerar o contexto e os dados das contas de Facebook e Instagram dos usuários. O assistente é alimentado pelo modelo de linguagem Llama 4, que foi desenvolvido para competir com os modelos de IA de outras empresas, com melhorias no raciocínio, recursos multilíngues e eficiência.
O aplicativo também será integrado aos óculos de IA da Meta e se fundirá com outros aplicativos complementares, de acordo com informações da empresa.
Em paralelo, a Meta está promovendo seu primeiro evento para desenvolvedores de IA, chamado LlamaCon, centrado na família de modelos Llama. A Meta também está planejando testar uma assinatura paga para versões avançadas do chatbot de IA no segundo trimestre de 2024. No entanto, especialistas apontam que a receita significativa do serviço pode demorar até o próximo ano para se materializar.
Fonte: Com informações da CNN