Geral

ELEIÇÕES 2024

Mais de 6 mil PMs são enviados para reforçar segurança das eleições em todo Piauí

As tropas irão atuar em 3,560 pontos de votação existentes no Estado

Da Redação

Quinta - 03/10/2024 às 10:15



Foto: Divulgação Efetivo da Polícia Militar
Efetivo da Polícia Militar

A Polícia Militar do Piauí enviou, na manhã desta quinta-feira (03),  tropas que irão reforçar a segurança das eleições nos municípios piauienses. Ao todo, 6.500 policiais militares deixaram Teresina e se deslocaram para cidades do interior a fim de atuar no policiamento e garantir tranquilidade durante a votação que ocorre no próximo domingo (06).

São 3.560 pontos de votação existentes no estado. O Comandante Geral da PMPI, Coronel Scheiwann Lopes, enfatiza que a tropa foi preparada com bastante antecedência e que ela está pronta para contribuir com a segurança dos eleitores em todos os municípios piauienses.

“Hoje acompanhamos o embarque das nossas tropas, um maior volume das tropas, porque grande parte das tropas deslocaram-se para as cidades pontuais em que necessitavam da presença do reforço da polícia militar mais fixa naquele local. Mas o grande volume embarca hoje. Desejamos que todos cumpram a missão que foi dada, estamos confiando na nossa tropa, esta é maior operação da polícia militar deste ano. A nossa tropa está preparada, o treinamento foi feito, este é o momento agora de executar. Solicitamos a colaboração de todos para que exerçam com tranquilidade o seu voto para que escolham os melhores representantes. A nossa tropa está pronta para levar paz e tranquilidade a todos”, ressalta Scheiwann Lopes.


O subcomandante geral da Polícia Militar, coronel Costa Lima, disse que o retorno dos policiais está previsto para o dia 07 de outubro, pois é comum que os municípios façam comemorações e é necessário a presença da polícia nesses eventos. Ele também falou sobre a logística para o transporte dos policiais. 

"São 37 rotas para deslocarmos o pessoal, ou seja, são 37 ônibus ou vans. Hoje também estamos descolando 78 viaturas com o apoio desses ônibus para levar o efetivo para aqueles municípios que demandem mais necessidade. A gente só vai trazer o pessoal às 7 horas da manhã do dia 7 de outubro", disse Costa Lima.


O subcomandante comentou sobre a eleição em São Raimundo Nonato, onde acontece uma disputa acirrada entre os candidatos.

"São Raimundo Nonato foi o primeiro município que nós reforçamos, inclusive mandando para lá um tenente coronel, um major e uma equipe de apoio. Lá os candidatos querem marcar carreatas no mesmo no mesmo local, então isso termina gerando problemas, chegando à Polícia Militar e ao juiz.  É muito mais falta de diálogo, não são coisas graves, mas são essas desinteligências que as pessoas não conseguem conversar para resolver um um problema que logo após estarão todos unidos novamente. Incialmente a gente deslocou uns 10 homens para lá e agora está indo já pelo menos uns 30", explicou.



O Chefe do Departamento Geral de Operações da PMPI, Coronel Jacks Galvão, adianta que a fiscalização no que diz respeito ao cumprimento da Lei Seca será intensificada em todas as cidades piauienses.

“Cumprindo a portaria da secretaria de segurança, nós vamos fiscalizar a compra e a venda de bebida alcoólica, em Teresina e em Parnaíba a partir de meia-noite do sábado até as 18h do domingo e nas demais cidades a partir das 18h do sábado se estendendo até as 18h do domingo. Isso visa realmente uma maior conscientização do eleitor. Então nós vamos fiscalizar, vamos pedir a população para respeitar a lei seca por que nós estaremos atentos e vigilantes para que o eleitor possa no domingo exercer o seu direito de voto com segurança, tranquilidade e que tenhamos um pleito em harmonia”, pontua Galvão.



Além disso, para a tomada de decisões e monitoramento das zonas eleitorais, representantes de todas as forças de segurança estarão reunidos, durante todo o domingo (6), em um Centro Integrado no Quartel do Comando-Geral da PM.

“O Centro Integrado funcionará, a partir das 7h, para avaliar as situações conformem forem surgindo. Aqui, reunidos, nós teremos uma possibilidade maior de avaliar cada situação e tomar as decisões conforme as determinações da Secretaria da Segurança. O centro vai funcionar, a partir das sete e meia da manhã do domingo, e nós estaremos aqui até o término da apuração dos votos. Nós iremos avaliar o andamento das eleições, que certamente será um momento de tranquilidade, porque o nosso povo é muito pacífico”, completa o coronel Jacks Galvão.


Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: