Na última quarta-feira (02/10), em Teresina (PI), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Piauí (Iphan-PI) e a Superintendência Regional da Polícia Federal no Piauí (SR/PF/PI) se reuniram para discutir propostas de colaboração mútua.
Estiveram presentes na reunião a superintendente do Iphan-PI, Teresinha Ferreira, a superintendente da SR/PF/PI, Melissa Pastor, e o superintendente substituto da SR/PF/PI, Ezequias Martins, a Chefe da Divisão Técnica do Iphan-PI, Marília Dias, e os arqueólogos Pedro Gaspar e Luzia Leal.
Na reunião foi debatido o licenciamento ambiental da área em que será construída a sede da Polícia Federal em Teresina. A nova sede será instalada entre a Av. Ulisses Marques e a Av. Presidente Kennedy, na capital piauiense, e a equipe de técnicos do Iphan dará celeridade ao processo, dada a urgência da contratação da obra.
Outro assunto em pauta foi a proteção do prédio da Estação Ferroviária de Teresina, bem tombado desde 2013, que vem sendo depredado. Para fortalecer a segurança do local, está sendo discutida a instalação de câmeras pela PF.
“A estação teve restauro concluído em junho deste ano e vem sendo depredada por pichadores. As câmeras serão instaladas para a identificação dos responsáveis pelo dano ao patrimônio histórico”, explicou a superintendente do Iphan-PI. Fundada em 1926, a Estação Ferroviária será a nova sede do Instituto e contará com um complexo cultural de acesso público.
Por fim, foi feito acordo para atuação conjunta dos órgãos em fiscalizações no estado, especialmente na região sul, na defesa do patrimônio arqueológico, material e imaterial piauiense.
Fonte: IPHAN