Geral

SOLENIDADE

Cláudia Seabra é empossada como Procuradora-Geral de Justiça do Piauí

A cerimônia foi realizada no auditório do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), em Teresina, marcando o início do seu mandato à frente do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) no biênio 2025-2027

Da Redação

Sábado - 12/07/2025 às 10:28



Foto: MP-PI Procuradora-Geral de Justiça, Cláudia Seabra
Procuradora-Geral de Justiça, Cláudia Seabra

A procuradora de Justiça Cláudia Pessoa Marques da Rocha Seabra foi empossada, nessa sexta-feira (11), como a nova Procuradora-Geral de Justiça do Estado do Piauí. A cerimônia foi realizada no auditório do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), em Teresina, marcando o início do seu mandato à frente do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) no biênio 2025-2027.

Com a posse, Cláudia Seabra assume a função de representar o MPPI judicial e extrajudicialmente, conduzir a política institucional, gerir a execução orçamentária do órgão e propor ações contra autoridades com foro especial.

Durante a cerimônia, a nova procuradora-geral foi conduzida ao plenário por membros do Colégio de Procuradores. Em um dos momentos simbólicos, recebeu a beca, vestimenta tradicional do cargo, colocada pela mãe, o esposo e o filho.

Após o juramento, Cláudia Seabra assinou o termo de posse, lido pela secretária do Colégio de Procuradores, e teve sua nomeação oficializada pelo então procurador-geral, Cleandro Moura, que lhe transmitiu a presidência da sessão.

Na ocasião, também foram anunciados os nomes que irão compor a nova equipe da gestão, incluindo os subprocuradores e responsáveis por áreas estratégicas da instituição.

Em seu discurso, Cláudia Seabra destacou o compromisso com a defesa da cidadania e com a função social do Ministério Público:

“Ser Ministério Público é a capacidade de sentir indignação genuína diante da criança que não tem creche, da mulher agredida, do cidadão que precisa de um medicamento que salva vidas […]”.

A solenidade contou com a presença de autoridades dos três poderes, além de membros do Ministério Público e representantes de instituições públicas.

Nomeação da equipe

Durante a solenidade, parte da equipe da nova gestão foi empossada. Cleandro Moura assumirá a Subprocuradoria-Geral de Justiça Institucional. O promotor Plínio Fontes será o novo subprocurador-geral de Justiça Administrativo, enquanto o procurador Hugo Cardoso comandará a Subprocuradoria-Geral de Justiça Jurídica. A Chefia de Gabinete, a Secretaria-Geral e a Assessoria Especial de Planejamento e Gestão ficarão a cargo dos promotores Jorge Pessoa, Everângela Barros e Denise Aguiar, respectivamente.

Fonte: MP-PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: