Geral

AGRICULTURA FAMILIAR

CERAC doa 12 toneladas de feijão-caupi a sindicatos da agricultura familiar

As sementes foram produzidas de forma orgânica por agricultores e agricultoras familiares do município de Assunção do Piauí

Sábado - 10/01/2026 às 12:46



Foto: Divulgação As sementes foram produzidas de forma orgânica por agricultores e agricultoras familiares do município de Assunção do Piauí
As sementes foram produzidas de forma orgânica por agricultores e agricultoras familiares do município de Assunção do Piauí

O Centro Regional de Assessoria e Capacitação (CERAC) recebeu 12 toneladas de feijão-caupi, fruto de uma parceria com a Cooperativa dos Carnaubais (COOPPRAS), por meio do Programa de Compra e Doação Simultânea (PAA), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os alimentos foram destinados aos sindicatos dos municípios de Pedro II, Lagoa de São Francisco, Milton Brandão, Campo Maior e ao Assentamento Palmares, no município de Luzilândia.

As sementes foram produzidas de forma orgânica por agricultores e agricultoras familiares do município de Assunção do Piauí, fortalecendo a produção sustentável, a soberania alimentar e a convivência com o Semiárido. Do total recebido, 2.850 kg de feijão-caupi foram destinados ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pedro II, beneficiando diretamente agricultores e agricultoras do município.

A iniciativa do CERAC tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar, garantindo o acesso a sementes de qualidade, livres de transgênicos e agrotóxicos, além de assegurar que cheguem no período adequado para o plantio. Segundo José Maria Saraiva, coordenador da instituição, a ação representa um passo importante no apoio às famílias agricultoras da região.

“Somos muito gratos pela parceria com a COOPPRAS e com os sindicatos. Essas sementes estão em mãos certas: as de agricultores e agricultoras familiares do Semiárido, especialmente da região Norte do Piauí. A missão do CERAC é fortalecer o plantio e a colheita das sementes da fartura, sementes limpas, preservadas e passadas de geração em geração”, destacou o coordenador.

A agricultora familiar e presidente do Sindicato da Agricultura Familiar de Pedro II–PI, Altina Uchôa, ressaltou que a ação é essencial para fortalecer a categoria, responsável por uma ampla produção de alimentos, marcada pela diversidade agrícola e pelo baixo impacto ambiental.

“Somos agricultores e agricultoras familiares e somos muito gratos por esse apoio do CERAC, que nos fortalece e nos dá a certeza de cultivar sementes puras. A agricultura familiar de base agroecológica coloca alimentos diversificados na mesa dos piauienses sem agredir o meio ambiente e, por isso, merece mais apoio e investimentos”, afirmou.

A ação reforça o compromisso com a preservação e a multiplicação das sementes da fartura e com a produção sustentável, tendo como foco a conservação da vegetação do Piauí. Iniciativas como essa contribuem para reduzir os efeitos da crise climática, demonstrando que a agricultura de base agroecológica é uma das formas mais eficientes de preservar o meio ambiente e mitigar os impactos das mudanças climáticas.

Fonte: Ascom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:


Publicidade


Publicidade