Geral

FALTA DE REPASSES

Alunos de povoado na zona rural de Teresina deixam de ir à escola por falta de transporte

Mães procuraram o Portal Piauí Hoje para denunciar o caso; Semec não respondeu aos questionamentos

Dhara Leandro

Segunda - 07/10/2024 às 13:26



Foto: Reprodução Escola Municipal Nossa Senhora do Amparo
Escola Municipal Nossa Senhora do Amparo

Em mais um caso de descaso na Educação de Teresina, alunos do povoado Lagoa de Dentro, na zona rural de Teresina, estão prejudicados, sem ter como ir às aulas, por falta de transporte escolar. Mães procuraram o Portal Piauí Hoje para denunciar a situação.

Rosiane Coutinho tem dois filhos, que estudam em duas escolas municipais do povoado. Ela informou que já faz uma semana que os alunos não vão à escola por conta desse problema e que, inclusive, esta semana seria semana de provas.

"Os alunos não estão estudando por conta de falta de pagamento dos transportes. Isso é horrível, é um descaso com os alunos. Como fica o estudo dessas crianças? Como é que eles vão aprender alguma coisa desse jeito? Lá na frente serão prejudicados por conta da falta de ensino de agora", disse.

O problema é que muitos pais não têm como deixar as crianças na escola. Os que moram perto estão fazendo o possível para não prejudicar a rotina dos filhos, mas outros que moram mais distantes não têm como fazer o mesmo.

A lavradora Hildaci da Silva Ferreira, é mãe de duas filhas e está levando elas para a escola de bicicleta. "Sol quente e a gente tendo que levar essas crianças de bicicleta para não faltar aula. Os professores continuam dando aula, e aí no final disso só quem é prejudicado é o aluno", afirma.

"Eles querem que a gente vá deixar e buscar as crianças na escola, mas nem todo mundo pode, por causa do trabalho. Além disso, a escola é longe, não dá pra ir a pé. Nós ficamos muitos triste com essa situação. Tem que ter transporte para nossas crianças, meus filhos e outras crianças estão sendo prejudicados sem ir à escola", disse a trabalhadora autônoma Franciane Coutinho Soares , mãe de 3 filhos, cada um estuda em uma escola diferente.

O Piauí Hoje conversou com a diretora de uma das escolas da região, que não quis ser identificada. Segundo ela, desde o dia 26 de setembro, as 4 escolas do eixo estão sem transporte, incluindo as escolas municipais Santa Teresa e Nossa Senhora do Amparo. Pelo menos 90% dos alunos estão sendo afetados pela falta de transporte escolar.

"Já enviamos ofício para a Secretaria Municipal de Educação informando a situação ainda lá no início, ligamos para o setor, mas só é nos dito que o pagamento não saiu", afirma. Segundo a diretora, a empresa responsável pelo transporte alega não ter recebido os repasses da Prefeitura de Teresina para continuar transportando os alunos.

O Portal Piauí Hoje entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação mas não obteve resposta. O espaço está aberto para esclarecimentos.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: