Especiais

SAÚDE

Ciclismo e saúde: o impacto positivo da atividade física em qualquer idade

A história de Carlos Alberto, de 55 anos, é um exemplo inspirador de que a idade não é uma barreira para viver com qualidade, disposição e autoestima

Da Redação

Domingo - 27/07/2025 às 14:06



Foto: Reprodução/WhatsApp Carlos pedalou de Teresina a Demerval Lobão
Carlos pedalou de Teresina a Demerval Lobão

Bem-estar não tem idade. Cada vez mais pessoas têm buscado atividades que promovem saúde física e mental em qualquer fase da vida, e a história de Carlos Alberto, de 55 anos, é um exemplo inspirador de que a idade não é uma barreira para viver com qualidade, disposição e autoestima.

Carlos é avô, ativo e apaixonado pelo ciclismo. Começou a pedalar em 2023, após um convite de um colega de trabalho. “No início foi desafiador, pois eu não tinha técnica nem conhecimento sobre o mundo do ciclismo, mas gostei muito e continuei fazendo percursos longos e treinando com frequência”, relembra. Atualmente, ele já realiza grandes trajetos, como o percurso de Teresina a Demerval Lobão e já chegou a pedalar de Teresina a Campo Maior.

Para melhorar o desempenho, Carlos também adotou hábitos alimentares saudáveis. “Procuro consumir alimentos ricos em carboidratos, frutas, suco de beterraba com laranja e limão, além de amendoim. Antes dos treinos, faço um alongamento de cinco minutos e levo água gelada e todo o equipamento necessário, como câmera de ar, remendo e chave para mover a roda, caso precise”, destacou.

Nos fins de semana, a pedalada é em grupo, com quatro ou mais pessoas, o que torna a atividade ainda mais prazerosa e motivadora. “Para mim, o ciclismo mudou todos os aspectos da minha vida: saúde mental, sono, disposição, e me trouxe um ganho natural de saúde, sem precisar me preocupar com remédios”, afirmou.

Carlos deixa uma mensagem de incentivo para quem ainda não deu o primeiro passo: “Nunca é tarde para iniciar uma atividade física, seja qual for a modalidade. Você vai melhorar tudo no seu corpo, inclusive a autoestima”, finaliza.

A história de Carlos Alberto é mais do que uma inspiração: é um lembrete de que o cuidado com o corpo e a mente pode (e deve) começar em qualquer momento da vida. Porque bem-estar não tem idade.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: