Educação

ENCONTRO INTERNACIONAL DE MÍDIA

UFPI recebe pesquisadores do Brasil e do exterior para debater mídia e desafios globais

A programação será realizada no Centro de Ciências da Educação (CCE/UFPI) e contará com atividades presenciais e virtuais

Da Redação

Terça - 02/09/2025 às 09:34



Foto: UFPI/Divulgação Campus Ministro Petrônio Portella em Teresina
Campus Ministro Petrônio Portella em Teresina

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) vai sediar, entre os dias 22 e 24 de setembro, o II Encontro Internacional Mídia e Dimensões do Tempo, que reunirá pesquisadores nacionais e internacionais em um espaço de reflexão crítica para discutir temas que atravessam o combate à fome e à desinformação, crise climática e outros grandes desafios da contemporaneidade, sobretudo no hemisfério Sul.

O encontro, que acontecerá no campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, tem a presença confirmada do historiador francês Roger Chartier, do Collège de France e University of Pennsylvania, além do professor João Medina, da Universidade de Cabo Verde, e da professora Concha Langa Nuño, da Universidad de Sevilla, entre outros nomes.

O evento é organizado pelo Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (Nujoc) do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFPI),  e propõe um espaço de reflexão crítica e interdisciplinar sobre fenômenos midiáticos e sociais que impactam diretamente o futuro da humanidade, com ênfase nas epistemologias da América Latina, África e Europa.

A programação será realizada no Centro de Ciências da Educação (CCE/UFPI) e contará com atividades presenciais e virtuais. Estão previstas mesas-redondas, conferências, fóruns temáticos e apresentação de trabalhos acadêmicos, além da celebração dos 20 anos do Nujoc, no dia 29 de setembro.

Organizado pelo Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (Nujoc) e pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFPI), o encontro também marca os 20 anos do Nujoc, celebrados no dia 29 de setembro. A coordenação-geral é da professora Ana Regina Rêgo (UFPI), com subcoordenação da professora Marialva Barbosa (UFRJ) e do professor Igor Sacramento (Fiocruz, in memoriam), que esteve presente na concepção da primeira edição.

Programação e atividades

As atividades acontecerão no Centro de Ciências da Educação (CCE/UFPI). No dia 22, estão previstas oficinas de fotografia digital, fact-checking, podcast e uso de Inteligência Artificial na redação científica. A conferência de abertura será ministrada pelo historiador Roger Chartier, com o tema “Mutações dos mídias e dimensões do tempo: história e presente da desinformação”.

No dia 23, a programação contempla o curso “História da censura na ditadura de Franco”, o minicurso “Rede de informação para o enfrentamento à violência contra mulheres”, além das mesas “Fome, crise climática e desinformação” e “História/histórias da comunicação: entre a pobreza humana e informacional”.

Já no dia 24, terá continuidade o curso sobre a censura no franquismo e realizadas as mesas “Desinformação, plataformas digitais e democracia” e “Historicidades no contemporâneo: entre o tempo e a Memória”.

Grupos de trabalhos

Ao todo, sete Grupos de Trabalhos (GTs) vão reunir artigos e pesquisas em torno das temáticas:

- Desinformação e negacionismo científico;
- Discurso de ódio, racismo e misoginia;
- Relações com a História Contemporânea;
- Vida plataformizada;
- Subjetividades e identidades;
- História, cultura, subjetividades; e
- História, imprensa e sociedade.

Os artigos completos submetidos serão publicados em formato de e-book após o evento, ampliando a circulação do conhecimento produzido.

Participações nacionais e internacionais

Entre os convidados confirmados estão pesquisadores da Universidade de Sevilha (Espanha), Universidade de Cabo Verde, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), além de docentes e discentes da UFPI e de outras instituições brasileiras.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas pelo site encontromidiaedime.wixsite.com/midiadimensoestempo até 12 de setembro e o prazo para submissão de resumos segue até 5 de setembro. O evento é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais das áreas de comunicação, jornalismo, história, ciências sociais, saúde, educação e campos afins.

Realização e apoio

O II Encontro Internacional Mídia e Dimensões do Tempo tem apoio da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar), da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD), Programa de Pós-Graduação em História do Brasil (PPGHB/UFPI) e patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

Mais conteúdo sobre:

#ufpi #piauí #teresina