
O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta sexta-feira (25) a prorrogação do prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O novo período vai até o dia 2 de maio, estendendo-se também para aqueles que precisam justificar a ausência na edição de 2024.
O procedimento deve ser realizado exclusivamente por meio da Página do Participante, utilizando o login único do gov.br.
A isenção da taxa de inscrição pode ser solicitada por candidatos que se enquadrem em pelo menos um dos seguintes perfis:
- Estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública em 2025;
- Indivíduos que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com registro no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal;
- Participantes do programa Pé-de-Meia, do MEC.
Além disso, candidatos que não compareceram aos dois dias de prova do Enem 2024 devem justificar a ausência para ter direito à isenção em 2025. As justificativas aceitas incluem:
- Boletim de ocorrência por assalto ou furto;
- Acidente de trânsito;
- Falecimento de familiar;
- Maternidade ou paternidade;
- Acompanhamento de familiar em evento ocorrido na data da prova;
- Privação de liberdade;
- Problemas de saúde;
- Deslocamento a trabalho;
- Intercâmbio acadêmico ou atividade curricular.
Cronograma atualizado
- Solicitação de isenção/Justificativa de ausência: 2 de maio
- Resultado das solicitações: 12 de maio
- Período para recursos: 12 a 16 de maio
- Resultado dos recursos: 22 de maio
A confirmação da isenção ou da justificativa de ausência não garante automaticamente a inscrição no Enem 2025. Os interessados deverão realizar a inscrição regular quando o período for aberto, em data a ser divulgada pelo MEC. O exame está previsto para ocorrer nos dias 3 e 10 de novembro de 2025, conforme o calendário divulgado anteriormente.
Sobre o Enem
O Enem é uma avaliação nacional que mede o desempenho dos estudantes ao final da educação básica. Dividida em dois domingos, as provas medem os conhecimentos em questões de linguagens, ciências humanas, matemática, ciências da natureza e redação.
Suas notas são utilizadas como critério de seleção para ingresso no ensino superior por meio de programas como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Além disso, os resultados podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições de ensino superior em Portugal que possuem convênios com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Fonte: Secom